sexta-feira, 4 de abril de 2025
Maracaçumé : Prefeitura promove 1º Seminário das Bacias Hidrográficas dos Rios Maracaçumé e Gurupi
A Prefeitura de Maracaçumé, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu na última quarta-feira (02) o 1º Seminário das Bacias Hidrográficas dos Rios Maracaçumé e Gurupi. Com o tema “Gestão Sustentável das Águas: A Importância do Comitê da Bacia dos Rios Maracaçumé e Gurupi”, o evento reuniu gestores públicos, usuários de recursos hídricos e representantes da sociedade civil de municípios do Maranhão e Pará.
Realizado no auditório do Fórum Municipal, o seminário teve como objetivo debater o papel dos comitês de bacia na gestão dos recursos hídricos, além de identificar desafios e oportunidades para a criação do Comitê das Bacias do Maracaçumé e Gurupi. A iniciativa busca estabelecer uma governança participativa, garantindo o uso sustentável da água na região.
Entre os presentes estavam: Francisco Sousa, coordenador do Fórum Maranhense de Comitês de Bacias Hidrográficas; Marcos Silva, coordenador socioambiental da CAEMA (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão); Luís Silva, secretário de Meio Ambiente de Maracaçumé; Representantes de 19 municípios das bacias dos Rios Maracaçumé e Gurupi.
Um dos principais resultados do seminário foi a formação de uma comissão provisional, responsável por articular a criação oficial do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Maracaçumé e Gurupi. Esse grupo terá a missão de elaborar propostas, mobilizar parceiros e encaminhar as demandas aos órgãos competentes.
O coordenador Francisco Sousa destacou a importância da participação social na gestão das águas: “Os comitês são fundamentais para mediar conflitos e garantir que a água seja usada de forma justa e sustentável. A união dos municípios é essencial para avançarmos nessa pauta.”
SOBRE AS BACIAS HIDROGRÁFICAS
Os Rios Maracaçumé e Gurupi são fundamentais para o abastecimento de água, a agricultura e a biodiversidade na divisa entre Maranhão e Pará. A criação de um comitê de bacia permitirá planejamento estratégico, fiscalização e ações de recuperação ambiental, beneficiando milhares de pessoas.
O evento contou ainda com palestras técnicas, debates e a elaboração de um documento base para a formalização do futuro comitê. A expectativa é que, nos próximos meses, sejam realizadas novas reuniões para consolidar a proposta.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário