SES e Ministério da Saúde promovem treinamento sobre o E-SUS Imunização
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), promove nesta terça (11) e quarta-feira (12), o treinamento E-SUS (Coleta de Dados Simplificada – CDS e Prontuário Eletrônico do Cidadão – PEC) – Módulo Vacinação, no Praia Mar Eventos, em São Luís (MA).
A capacitação reúne técnicos responsáveis pelo sistema de informação de programa de imunização das 18 Unidades Regionais de Saúde (URS), além de representantes dos municípios da Região Metropolitana e dos municípios sedes das URSs responsáveis pelo do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (PNI).
“Após o treinamento nós poderemos fazer uma compilação das doses aplicadas e, consequentemente, visualizarmos as coberturas vacinais. Nesse início de ano, ainda mais com a mudança de gestão ocorrida em alguns municípios do estado, é importante realizamos essa capacitação, uma vez que ela impulsiona a formação de multiplicadores dentro dos territórios, compromissados com a regularização e atualização dos registros vacinais da população”, disse a superintendente de Epidemiologia da SES, Dalila Santos.
A capacitação acontece como mobilização capitaneada pela SES em parceria com o Ministério da Saúde visando a elevação dos indicadores de imunização nos 217 municípios maranhenses, em especial entre o público menor de um ano de idade.
“Articulamos esse movimento dentro do nosso estado porque entendemos que esses profissionais são protagonistas no processo de imunização. O Ministério da Saúde vem com essa ferramenta importante para qualificarmos esses profissionais e eles darem continuidade a esse trabalho em seus territórios ao prestarem apoio aos municípios”, observou a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo.
Durante o treinamento, foi intensificado a importância da imunização de crianças recém-nascidas com doses BCG e a contra Hepatite B, ambas administradas nas primeiras 12 horas após o nascimento do bebê. Além disso, a capacitação também abordará os sistemas de informação que constam na plataforma do Ministério da Saúde e que são alimentados pelas plataformas estadual e municipais.
0 comentários:
Postar um comentário