segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Princípio de incêndio no Rio Anil Shopping foi causado por descarga elétrica, afirma Corpo de Bombeiros
Uma descarga elétrica causou o princípio de incêndio que atingiu o Rio Anil Shopping, em São Luís, na tarde deste sábado (18). No momento do incidente, uma equipe de eletricistas fazia manutenção na rede de energia, que fica na garagem do shopping, nas proximidades da pista de kart.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e da administração do shopping, uma equipe de eletricistas trabalhava na subestação de energia que abastece o local. Durante o serviço de manutenção, houve curtos-circuitos em sequência, provocando um princípio de incêndio, que deixou o local tomado pela fumaça.
Um dos eletricistas sofreu queimaduras graves nas costas, por conta da descarga elétrica. Ele foi levado ao hospital e apresenta quadro de saúde estável, não correndo risco de vida. Outros dois trabalhadores também tiveram que ser hospitalizados, por inalação de fumaça.
De acordo com o coronel Célio Roberto, comandante do CBMMA, após o incidente, o shopping foi logo evacuado e não houve a produção de chamas, apenas fumaça. O local está temporariamente interditado.
“Houve essa explosão, mas não teve nada aberto para manter a chama e ficou só naquilo, ficou energizado. Os bombeiros evacuaram o shopping, que está interditado no momento. Nós vamos fazer agora a parte técnica, avaliando as causas”, explicou o coronel.
Ainda segundo o coronel Célio Roberto, depois da evacuação do shopping a Equatorial Maranhão, concessionária de energia do estado, foi chamada para fazer a interrupção da rede elétrica do estabelecimento, por questões de segurança e para identificar onde está a falha no sistema elétrico.
Agora, o CBMMA vai investigar as causas do incidente e analisar quais providências devem ser tomadas no âmbito administrativo.
“Porque a gente sempre recomenda que essas manutenções (elétricas), elas têm que ser feitas quando estiver fechado”, destacou o comandante do CBMMA.
“Nossa equipe da Diretoria de Atividades Técnicas está no local fazendo a vistoria e, após isso, será feito um relatório. Esse relatório será encaminhado à Promotoria do Consumidor, para ser aberto o inquérito civil público. E esse inquérito ele vai ser encaminhado para a promotoria, través da promotora Lítia Cavalcante”, explicou o coronel Francisco dos Anjos, que é comandante adjunto do Corpo de Bombeiros.
Em comunicado, o Shopping Rio Anil disse que, após vistoria dos órgãos competentes, o estabelecimento será reaberto neste domingo (19) para retomar as atividades, em funcionamento normal.
A praça de alimentação funcionará das 12h às 22h; as lojas irão das 13h às 21h
O shopping também informou que permanece prestando todo apoio e assistência aos três técnicos de manutenção e suas famílias.
Tumulto na hora da evacuação shopping
Segundo testemunhas, no momento do incidente o alarme de incêndio demorou a tocar, além disso, os clientes só foram avisados do princípio de incêndio por lojistas.
Minutos depois, os seguranças começaram a mandar as pessoas saírem do local e houve tumulto na hora de retirar os veículos do estacionamento.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário