Petistas se movimentam por indicação do comando da Seduc
O Partido dos Trabalhadores no Maranhão vive um processo interno de movimentação intensa que tem como meta a indicação do próximo secretário (a) de Estado da Educação na reforma administrativa já confirmada pelo governador Carlos Brandão.
A discussão interna passou do estágio embrionário e nomes, ligados a líderes de correntes da legenda, já surgem nos bastidores.
A indicação, por parte do petismo, do comando da Seduc foi revelada pelo editor do Blog em duas oportunidades (reveja e reveja).
Alguns requisitos, de acordo com o que foi apurado, foram estabelecidos no processo de escolha, quais sejam: não pleitear disputar a eleição proporcional de 2026; possuir perfil técnico com experiência na área educacional; movimentar-se com desenvoltura no campo político/partidário.
O nome, quando houver consenso, deverá deter, ainda, a chancela do vice-governador Felipe Camarão, que é do partido, e do próprio chefe do Palácio dos Leões.
Ex-reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), José Ferreira Costa é um dos nomes citados nas bolsas de aposta.
Esta semana, inclusive, ele esteve reunido com o ex vice-governador; ex-conselheiro do TCE/MA e atual secretário de Estado de Representação Institucional em Brasília, Washington Oliveira.
Zé Costa também comandou a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia no governo Roseana Sarney (MDB).
Esposa do suplente de deputado estadual, Zé Inácio, Vete, que é ex-prefeita de Itinga do Maranhão; ex-deputada estadual; e já foi adjunta na própria Seduc, foi outro nome apontado por fontes do editor do Blog.
Ela disputou a eleição para Prefeitura da cidade em outubro, filiada ao PSB, tendo ficado em terceiro lugar.
Zé Inácio, esta semana, vale destacar, obteve uma vitória pessoal ao ver o seu amigo e aliado, José Antônio Heluy, ser indicado para a função de adjunto na Secretaria de Educação no lugar de Anderson Lindoso.
Um terceiro nome citado foi o da professora e pesquisadora do IFMA, Zeila Albuquerque, esposa do também petista Nonato Chocolate.
As movimentações dentro do PT, a partir de agora, só tendem a aumentar diante do interesse confirmado de representantes de suas correntes pela indicação do substituto (a) de Jandira Dias, que é filiada à sigla, mas figura técnica ligada ao governador e familiares seus.
Via Glaucio
0 comentários:
Postar um comentário