sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Ministra anuncia infovia subfluvial de 5.500 km com internet de fibra óptica para Alcântara

Uma infovia com 5.500 km de cabos fluviais vai levar internet de fibra óptica de alta velocidade para Alcântara, município maranhense localizado na Região Metropolitana de São Luís.

A novidade foi anunciada pela ministra da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, nesta quinta-feira (23), durante visita às instalações do Campus Monte Castelo do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), na capital maranhense, um dos compromissos da ministra em São Luís.

Ao lado do governador do Maranhão, Carlos Brandão, além do Ifma, a ministra visitou o Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), no campus São Luís da instituição. O objetivo da visita da ministra é reforçar as políticas públicas de desenvolvimento em ciência e tecnologia no estado, por meio de ações do Governo Federal e de parcerias com a gestão estadual.

Carlos Brandão participou da programação da ministra no Maranhão horas depois de comunicar a implantação do Centro Maranhense de Oportunidades em São Luís.

O equipamento funcionará no prédio do Palácio do Comércio – antigo Hotel Central, no Centro Histórico de São Luís – e será voltado para qualificação de jovens da rede pública estadual de ensino com cursos de formação profissional.

“Estamos agora recebendo a ministra de Ciência e Tecnologia para nos trazer anúncios de parcerias. Nós já recebemos aqui vários ministros do presidente Lula, sempre anunciando muitas parcerias e, hoje, ela nos traz aqui boas notícias, como é o caso da infovia, com mais de 5.500 km, levando conectividade para 26 municípios, com internet de alta velocidade”, celebrou o governador.

A cidade de Alcântara tem localização estratégica para a exploração aeroespacial, mas a conectividade deve alcançar populações de toda a região. A ideia é fortalecer a pesquisa espacial, potencializar o turismo e a cultura de Alcântara, cidade com importância histórica e reconhecida como detentora da maior população quilombola proporcional do Brasil.

“Um cabo submarino será lançado de São Luís até Alcântara. Vamos fortalecer Alcântara. O presidente Lula está determinado a lançar foguetes e satélites, e precisamos ter essa internet de qualidade. Um investimento de R$ 54 milhões. Vai ancorar na Base [de Lançamentos de Alcântara], mas servirá a outros municípios da baixada maranhense“, detalhou o governador.

Infovias como essa já estão em fase de implantação em outros estados brasileiros. Nesta semana, o Governo Federal iniciou as obras de instalação de uma infovia que vai levar internet de fibra óptica a cerca de 370 mil habitantes de 13 cidades da região amazônica.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE