sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Historiadora se defende após mostrar glúteos em palestra na UFMA: ‘Minha pedagogia liberta’
Após o vídeo da dança erótica ampla repercussão na internet e na imprensa nacional, a historiadora, cantora e compositora Tertuliana Lustosa, se defendeu dizendo que a sua pedagogia liberta e que há muito preconceito em torno da sua arte.
Veja aqui:
Ao site UOL, a cantora disse: “Não fico surpresa [com esse tipo de comentário] não. Inclusive já aconteceu essa repercussão outras vezes no ano passado”, disse ela, ao relembrar de polêmica parecida ocorrida na UFBA (Universidade Federal da Bahia) e na Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).
Tertuliana Lustosa também é escritora, formada em história da arte e propõe uma metodologia pedagógica diferenciada. “Educando com o c*” é uma aula que discute a ideia de que o corpo e o prazer podem ser potências pedagógicas e artísticas.
“Existe muito preconceito, pois a minha pedagogia liberta e traz a linguagem do paredão e do pagode baiano que é marginalizado, criminalizado e subjugado”
Lustosa argumentou ainda que sua forma de atuação já era conhecida pelos organizadores do evento. Todos que a convidam para eventos estão cientes de seu estilo e abordagem, que busca desafiar normas e explorar temas sensíveis. A artista reforçou que já enfrentou situações semelhantes em outras instituições, e que sua prática educativa busca romper com convenções, abordando questões de gênero de maneira não convencional.
Tertuliana é vocalista da banda “A Travestis”. Na gravação, divulgada por ela mesma, a cantora aparece conduzindo o evento “Gênero para além das fronteiras”, em uma mesa-redonda sobre “Dissidências de Gênero e Sexualidade”. O seminário foi organizado pelo Gaep (Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política), da UFMA.
Na apresentação, a artista cantou música com letra erótica. “Vou te ensinar gostoso dando aula na sua p***. Aqui não tem nota nem recuperação. Não tem sofrimento, se aprende com tesão. De quatro. E c*, c*, c*.” Na sequência, ela sobe na mesa e levanta o vestido, mostrando os glúteos… –
Público que estava presente grita e aplaude a performance da cantora. O vídeo da apresentação circulou pelas redes sociais. Alguns internautas repudiaram a palestra em uma universidade pública e pediram, inclusive, a prisão da artista.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário