segunda-feira, 29 de julho de 2024
Após resultado contestado, Venezuela anuncia vitória de Maduro
Nicolás Maduro |
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarou a reeleição do presidente Nicolás Maduro após 80% de contabilização dos votos.
Maduro venceu com 51,2% obtendo um total de 5.150.092 votos enquanto seu principal adversário, Edmundo González obteve 44,2% dos votos, somando 4.445.978 votos. Ele iniciará um novo mandato de seis anos, de janeiro de 2025 a janeiro de 2031.
A oposição chegou a alegar que González havia recebido 70% dos votos qualificando o resultado como fraudulento.
A União Europeia e países como os Estados Unidos, o Chile e o Peru também questionaram a legitimidade dos resultados divulgados. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desistiu de enviar representante depois de ser atacado pelo atual presidente da Venezuela. Por outro lado, líderes da China, da Rússia e da Bolívia, entre outras nações, parabenizaram Maduro pela reeleição.
Após o anúncio da vitória de Maduro, pelo CNE, houve celebração na sede da campanha em Caracas. O presidente reeleito comemorou com seus apoiadores ao som de uma música que o exaltava como o “coração do povo”.
Este triunfo reforça a continuidade do chavismo no poder, movimento que começou em 1999 com Hugo Chávez. Desde a morte de Chávez em 2013, Maduro tem mantido a posição de liderança no país.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário