terça-feira, 23 de abril de 2024
Governo realiza aula inaugural do Curso de Nivelamento para 600 novos soldados da PMMA
Para fortalecer o Sistema de Segurança Pública do Estado, o Governo do Maranhão nomeou 600 novos policiais militares. Nesta segunda-feira (22), eles participaram da aula inaugural do Curso de Nivelamento Técnico Profissional para que estejam preparados para atenderem as ocorrências, garantindo a segurança da população. A aula inaugural aconteceu no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.
A aula inaugural foi realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), e integra os investimentos do Governo do Estado para reforçar a segurança, visando à redução da criminalidade e o bem-estar da população nos 217 municípios maranhenses.
“Hoje, é uma importante data para a Polícia Militar do Maranhão. Estes 600 novos policiais que estão participando desta aula hoje vão reforçar a segurança nas nossas cidades. Estes policiais estão sendo bem capacitados para estar nas ruas vão contribuir para melhorar ainda mais os índices de criminalidade. Fortalecer o sistema de segurança é uma missão do nosso governo para que a gente possa dar segurança para a população”, assinalou o governador Carlos Brandão.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins, falou sobre a importância da capacitação dos novos policiais. “Este curso é fundamental não apenas para a vida profissional destes novos policiais que estão ingressando na Polícia Militar, mas também para a sua vida pessoal. Este também é um ato de valorização da Segurança Pública do Estado, pois além de reforçar o efetivo, o governo tem feito diversos outros investimentos para dar todas as condições necessárias para a execução do trabalho”, disse.
O comandante-geral da PMMA, coronel Paulo Fernando Moura, informou que o curso de formação representa a aquisição de novos combatentes para reformar o trabalho feito pela instituição. “Estamos iniciando uma nova jornada para estes novos combatentes que estão ingressando nos quadros da Polícia Militar e que atuarão de acordo com os valores éticos e morais que estão na essência dessa instituição na defesa da paz, da Justiça e segurança da sociedade”, afirmou.
Curso
O Curso de Nivelamento Técnico Profissional visa garantir ao soldado a qualificação técnica para as atividades preventivas e ostensivas da Polícia Militar e terá duração de cinco meses, com aulas de segunda a sábado e turmas no período matutino e vespertino, a ser realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), localizado no KM 02 da BR-135, bairro Tirirical, em São Luís.
O nivelamento técnico profissional terá duração de 580 horas, ou seja, cinco meses, e seu objetivo principal é proporcionar ao soldado recém nomeado ensinamentos imprescindíveis para a atuação no policiamento ostensivo. A qualificação técnica possibilitará a manutenção e preservação da ordem pública com as diversas modalidades de policiamento dentro das condições legais.
A grade curricular do curso contempla disciplinas como instruções de direitos humanos, gerenciamento de crise, tiro policial, defesa pessoal, abordagem, saúde física, entre outras.
Inicialmente, o novo soldado permanecerá em regime de trabalho integral durante 8 semanas, recebendo instruções essenciais quanto à atuação nas ruas. Após isso, eles irão para o estágio supervisionado no policiamento de rua – sob a coordenação das Unidades de Policiamento da Região Metropolitana de São Luís.
Realização de um sonho
Para os novos policiais participar do curso e ingressar na PM representa a realização de um sonho. “Eu sempre tive esse sonho de ser policial militar e este treinamento será muito importante para o nosso aperfeiçoamento. A gente vai ter a oportunidade de conhecer bem a PM, o trabalho que ela executa e qual a nossa missão a partir de agora, oferecendo o melhor trabalho para a população”, comentou Josivan Nogueira.
“Depois de muita espera, finalmente chegou esse momento, que é a realização de um sonho. O momento do curso vai ser muito enriquecedor para que a gente possa se capacitar e garantir a segurança do Estado do Maranhão”, disse Elen Furtado.
“Está sendo um momento de bastante emoção estar aqui hoje. Esse nivelamento técnico tem os melhores professores e com isso seremos profissionais qualificados para atuarmos na segurança pública”, contou Rosicleide Magalhães.
Para receber os novos praças, inclusive, a SSP, em parceria com a Secretaria de Estado de Governo (Segov), está realizando ampla reforma do CFAP com o objetivo de garantir um ambiente adequado a todos os soldados. A reforma contempla 12 salas de aula, banheiros, refeitório, climatização de ambientes, auditório, estande de armas, dentre outros espaços.
Redução da criminalidade
Desde o início de sua gestão, o governador Carlos Brandão tem feito investimentos expressivos na segurança pública. Prova disso são as reduções nos índices de criminalidade em 2023, como, por exemplo, queda de 32% no número de feminicídios, como mostra o Mapa da Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Houve, ainda, redução de latrocínio em 40%; redução de assaltos a bancos em 61%; queda de roubo de carga de 77%; queda de 25% no crime de tráfico de drogas; queda de mortes por intervenção policial em 39%; bem como redução em roubo e furto de veículos, roubos a coletivo, entre outros.
Além disso, em 2023, também houve aumento na apreensão de drogas. Apreensão de cocaína cresceu em 87% e de maconha, 37%. Houve também aumento no cumprimento de mandados de prisão, com 28% a mais. Apreensão de armas subiu cerca de 3%.
Investimentos
Os números refletem os investimentos que vêm sendo feitos de forma contínua. Até agora, já foram entregues cerca de 400 viaturas às polícias Civil e Militar. Vários cursos também já foram realizados para capacitar o efetivo e o trabalho que é realizado em prol dos maranhenses.
O Governo do Estado também está reformando aproximadamente 80 delegacias, além de diversos batalhões.
No último ano, houve o chamamento de remanescentes do concurso da Polícia Civil: delegados, escrivães e investigadores. Em fevereiro deste ano, foi aprovado pela Assembleia a quebra da cláusula de barreiras, significando a autorização para o governo convocar mais 50 delegados de polícia, 20 investigadores e 10 peritos.
Também em fevereiro, o Governo do Estado concedeu mais de 870 promoções a policiais militares e bombeiros, e no último mês de março nomeou 600 policiais militares, além de anunciar a realização de concurso para a Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Os procedimentos para contratação de bancas e lançamento do edital já estão em curso.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário