Após flagra de crianças transportadas em jegues, prefeito de São Vicente de Ferrer assina TAC para regularizar transporte escolar
Após apurar diversas irregularidades no transporte escolar em São Vicente de Ferrer, o Ministério Público interviu e determinou que a administração pública assinasse um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir a regularização do transporte escolar oferecido aos estudantes da zona rural, que estavam sendo transportados em jumentos.
A denúncia repercutiu em vários Blogs do Maranhão, através de um vídeo que mostra alunos sendo carregados em jumentos para chegar à escola no povoado Tabocas, por falta de transporte apropriado. A situação causou indignação e revelou a precariedade na qualidade da educação e o tratamento dado aos alunos pela gestão do prefeito Adriano Machado de Freitas.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação afirmou inicialmente que a escola do povoado estava desativada e que as crianças nas imagens “não estavam fardadas”, tentando minimizar a situação.
No entanto, uma inspeção realizada pelo MP expôs que as irregularidades no transporte eram reais e preocupantes. Além disso, uma constatação ainda mais alarmante surgiu: os alunos não utilizavam o fardamento escolar por temerem sujá-lo no trajeto até a escola. Isso destacou as péssimas condições da via de acesso ao povoado, tornando visível o descaso com a infraestrutura básica em SVF.
Veja as imagens:
AJUSTAMENTO
Após a constatação da situação precária, o promotor de justiça Márcio Antônio Alves de Oliveira conduziu uma reunião, em 27 de julho, para discutir o problema. Participaram o prefeito de São Vicente Férrer, Adriano Machado de Freitas; a secretária municipal de Educação, Nilze Pinheiro Santos; e o diretor de transportes da Secretaria Municipal de Educação, Nilton Cesar Mota Mendes.
Neste primeiro encontro foi acertada a realização de obras imediatas na via de acesso ao povoado ou a disponibilização de veículo 4×4 para o transporte dos estudantes. Além disso, o Município se comprometeu a encaminhar a relação de todos os alunos do Povoado Tabocas.
Em nova reunião, em 4 de agosto, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê a reparação definitiva da via de acesso até o dia 30 de novembro deste ano. As obras devem compreender a realização de drenagem, aterro para a formação de barragem, aplicação e compactação de piçarra e outras intervenções necessárias para garantir o transporte dos alunos, em qualquer período do ano, em micro-ônibus escolar.
A Prefeitura de São Vicente Férrer também se comprometeu a realizar a manutenção da estrada uma vez por ano, sempre no mês de agosto, para garantir o acesso de transporte escolar à localidade.
Em caso de chuvas excessivas, que inviabilizem o acesso do transporte escolar, deverá ser disponibilizado veículo com tração 4×4. Em nenhuma hipótese será admitido o transporte de estudantes em animais.
De acordo com o promotor de justiça Márcio de Oliveira, a realização das obras e a regularização do transporte escolar já foram verificadas e atestadas pelo Ministério Público do Maranhão.
0 comentários:
Postar um comentário