quinta-feira, 8 de junho de 2023
Artesanato maranhense presente no São João do Maranhão 2023, O Maior São João do Mundo
Os artesãos maranhenses ganharam um espaço exclusivo no Arraial do Ipem para comercializar seus produtos n'O Maior São João do Mundo, promovido pelo Governo do Maranhão. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), através do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) montou uma linda estrutura chamada de Espaço Artesanato, ao lado do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
Com 14 artesãos do Ceprama e 36 expositores da Federação de Artesãos e Cooperativa do Maranhão (Fedacma), o Espaço Artesanato tem programação estendida até o encerramento das atividades no Arraial do Ipem.
“Trabalho há mais de 20 anos com artesanato, com a venda dos meus produtos eu sustento a minha família. É muito importante a gente trabalhar no Arraial do Ipem, aqui a gente faz a demonstração dos nossos produtos e tem uma renda a mais”, conta a artesã do Ceprama, Katia Lucia.
Os artesãos vêm de diversos tipos de comunidade, como Maracanã, da Vila Maranhão, Paço do Lumiar, Raposa, com produtos de várias tipologias, como: bordados, cerâmica vitrificada, renda de bilro, souvenir, ideais para comercializar nos stands dos arraiais.
A secretária de Turismo, Socorro Araújo, destaca que o Espaço Artesanato abriu espaço para que 50 artesãos de várias localidades do estado participassem da exposição e comercialização dos produtos.
“Entendemos a importância da atividade não só no fortalecimento da renda familiar desses artesãos, como também na divulgação dos polos onde esses produtos são produzidos e comercializados”, reforçou a secretária.
O artesanato exposto no espaço tem ligação ao tema junino, contendo bordados, fitas, adereços e peças pequenas da palha de buriti, produzidos a partir das matérias primas, da madeira, sementes, penas, miçangas e canutilhos.
“A nossa estratégia para os arraiais é apresentar o artesanato nas suas diversas formas, respeitando o período. Por isso, optamos por colocar o artesanato ligado ao tema junino, tudo para dar uma demonstração do artesanato maranhense propício para a época”, explica o coordenador do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) da Setur, Carlos Martins.
Carlos Martins completa dizendo que no arraial estão sendo comercializados peças pequenas “As pessoas estão indo para se divertir e nós temos que oferecer para eles produtos que possam ser transportados facilmente e para compor um visual junino”, comenta.
Durante o Arraial do Ipem, o público poderá interagir com os próprios artesãos responsáveis pela produção dos mais variados itens expostos nos stands, como os chapéus bordados, os adereços de cabelo, peças pequenas como suplat, bolsas, carteiras, sacolas, matracas, biojoias e cocares, que representam os principais artesanato maranhense.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário