Senadora Ana Paula cobra celeridade na implementação do Piso Nacional da Enfermagem
Segundo a parlamentar, a ministra reiterou o posicionamento do governo federal de seguir empenhado em solucionar a viabilização do pagamento do piso de enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras.
“Ela explicou que a temática vem sendo tratada como prioridade desde o período de transição, por meio de muito diálogo com as entidades representativas da categoria para, de forma conjunta, encontrar soluções e subsidiar a elaboração do auxílio federal aos estados e municípios para a fixação do beneficio”, disse a senadora.
O primeiro passo foi a criação de um Grupo de Trabalho interministerial para avançar no texto final da Medida Provisória para implementação do piso.
“O GT, que reúne Casa Civil, Ministério da Saúde, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e Advocacia-Geral da União (AGU), já está em ação, estudando propostas técnicas para financiar o piso. O MS ficará responsável pela definição de critérios de rateio para os repasses aos estados e municípios”, esclareceu a ministra, que, recentemente, participou do Fórum Nacional da Enfermagem.
Ana Paula afirmou que a categoria segue avançando e espera que alcance a valorização e o reconhecimento salarial como merece.
“Seguimos avançando. Nossa categoria, que foi linha de frente no combate à pandemia e é tão essencial no atendimento à população, merece ser valorizada. Continuaremos dialogando e cobrando diariamente”, ressaltou.
0 comentários:
Postar um comentário