sábado, 11 de fevereiro de 2023
Felipe Camarão debate violência contra indígenas com Sônia Guajajara
O debate do enfretamento da violência que tem assolado os povos indígenas no Maranhão esse foi o objetivo da Reunião Interinstitucional Ampliada da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão – COAPIMA, realizada no município de Imperatriz, nesta sexta-feira (10).
A Audiência Pública, realizada pela COAPIMA em parceria com o Instituto Makarapy; o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH), reuniu o Vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, que na ocasião representou o Governador do Estado, Carlos Brandão, a Ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, lideranças dos Territórios Indígenas Araribóia e Cana Brava, além de representantes do Ministério da Justiça, da FUNAI e parlamentares federais e estaduais.
Em sua fala a ministra Sônia Guajajara destacou a importância de momentos como este para trazer à luz um debate tão relevante e urgente aos povos indígenas no estado.
“Precisamos fazer essa articulação com o Governo do Estado para investigar e aprofundar essas investigações e, desta forma, punir os culpados. Esta é a determinação do presidente Lula e nós estamos aqui para tratar desses casos. Estamos aqui com o vice-governador Felipe Camarão, representando o Governo do Estado, que já vem trabalhando em parceria conosco e vamos debater a efetivação dessas políticas”, disse a ministra dos Povos Originários.
Ainda durante a Reunião Interinstitucional, o vice-governador Felipe Camarão fez um panorama das políticas públicas que têm sido realizadas pelo Governo do Maranhão em favor dos povos indígenas do estado. E ainda reforçou a importância do apoio efetivo do Governo Federal em busca da melhoria dos povos indígenas no Maranhão.
“A ministra Sônia sempre foi uma ativista da causa e temos esse trabalho em conjunto. E agora, nós estamos vivendo um momento muito favorável porque antes aquilo que o Estado atuava praticamente sozinho – algumas vezes em parceria com as Prefeituras Municipais – temos agora efetivamente o apoio, a orientação e a liderança do Governo Federal”, afirmou o vice-governador.
“E agora estamos todos aqui para debater em conjunto: Governo Federal, Governo Estadual e Prefeituras Municipais onde estão as terras indígenas no Maranhão para que a gente possa encontrar o desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, combate à fome, melhoria da educação e da saúde indígena e aí buscar a nossa tão almejada paz”, reforçou Camarão.
Foto: Lauro Vasconcelos
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário