quinta-feira, 15 de setembro de 2022
Godofredo Viana: Festival da Juçara recebe apoio da Mineração Aurizona
Um dos eventos culturais mais tradicionais do norte do Maranhão, o Festival da Juçara ganhou destaque neste último final de semana no município de Godofredo Viana. O evento ocorreu no espaço do SINPROESEMMA e contou com três dias de uma programação que incluiu feira gastronômica apresentações artísticas e muita animação para os moradores da região
A Mineração Aurizona - MASA, através do projeto Raízes (Programa Portas Abertas), apoiou o Festival com a doação de 100 mudas de açaí (juçara) e fez um investimento social para incentivar a realização do evento que há anos vem sendo celebrado. O incentivo tem como intuito preservar a cultura local, assim como colaborar com o crescimento da produção do açaí na região.
De acordo com o coordenador da área de Responsabilidade Social da MASA, Cleber Becho, apoiar a cultura ajuda a preservar a identidade local. “Esse festival é de grande representatividade aqui para a região e expressa de forma muito bonita uma identidade cultural que deve ser valorizada, por isso fazemos questão de incentivar eventos desse porte, pois consideramos a cultura um bem muito importante para todos”, avalia Cleber.
MAIS APOIOS – No mês de junho, a MASA através do Projeto Raízes também deu apoio a oito grupos folclóricos na região e aos municípios de Luís Domingues e Godofredo Viana. Foi um investimento cultural que ajudou as comunidades a viabilizar vestimenta, ensaios de coreografia, ornamentação e outros itens. O resultado dessa iniciativa foi um festejo de São João lindo e que encantou a todos durante as apresentações que ocorreram na Vila de Aurizona e nas localidades adjacentes.
Sobre a Equinox Gold
Principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold é uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. No Brasil, está presente nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais. A empresa tem sua atuação apoiada em uma estratégia de crescimento e diversificação, com a meta de produzir um milhão de onças de ouro por ano.
Dessa forma, ampliará, também, as oportunidades de desenvolvimento e de cuidado com o meio ambiente, além de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. Em 2021, a companhia totalizou uma produção de 602,1 mil onças de ouro.
Sobre a Mineração Aurizona
A Mineração Aurizona S/A (MASA), do Grupo Equinox Gold, está localizada no extremo noroeste do Maranhão, no município de Godofredo Viana, e é a primeira mineração industria de ouro do estado. Em produção comercial desde 2019, a MASA retomou atividades após quatro anos em cuidados e manutenção. Em 2021, recolheu, aproximadamente, R$ 19,5 milhões em Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), o que representa uma participação em torno de 82% de toda a arrecadação de Cfem do Maranhão.
Com lavra em mina a céu aberta, a MASA produziu, no ano passado, 135 mil onças de ouro e empregou mais de 1,6 mil trabalhadores, diretos e indiretos. A mineradora ainda investe, constantemente, em diversos projetos sociais, apoiando as atividades de infraestrutura local, como manutenção de estradas e a construção da nova escola da comunidade de Aurizona.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário