sábado, 18 de setembro de 2021
Estudantes de 24 municípios recebem almanaques do Projeto Trilhos da Alfabetização
A gerente de Educação e Cultura da Fundação Vale, Fernanda Fingerl, a secretária adjunta de Gestão do Ensino e da Aprendizagem da Seduc, Nádya Dutra e o professor e ex-ministro de Educação, José Henrique Paim, diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas.
Crianças de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental de 24 municípios receberão almanaques do Projeto Trilhos da Alfabetização, destinado ao fortalecimento da aprendizagem e da alfabetização no Maranhão. Fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Fundação Vale, a FGV, e prefeituras de 24 municípios ao longo da Estrada de Ferro Carajá, a ação possibilitou a entrega de 95 mil almanaques a estudantes maranhenses. Nesta quinta-feira (16), aconteceu a entrega simbólica dos materiais na sede da Seduc, em São Luís.
Participaram do ato, a secretária adjunta de Gestão do Ensino e da Aprendizagem da Seduc, Nádya Dutra; o professor e ex-ministro de Educação, José Henrique Paim; diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas e a gerente de Educação e Cultura da Fundação Vale, Fernanda Fingerl; equipe técnica de Regime de Colaboração, superintendentes e supervisores da Secretaria.
Nádya Dutra ressaltou que o material foi produzido com muito cuidado, atendendo as demandas das crianças, baseando-se no território e suas diversidades. “O material é um passo muito importante porque dialoga com a realidade das nossas crianças, com as suas culturas, suas relações com os seus territórios e espaços. Então, passando pela formação, o diálogo com as prefeituras, nós chegamos com o material aos professores e estudantes, para garantir o direito da alfabetização na idade certa. É uma parceria que avança para colaborar com o Pacto pela Aprendizagem e Escola Digna”, destacou.
Fernanda Fingerl apontou que a parceria é fundamental para a Educação, como direito, e uma gestão voltada para a aprendizagem, que olha para a realidade da educação das crianças do Maranhão. Ela explicou que em 2018 foi assinado um protocolo de intenções com o Governo do Maranhão e o projeto foi iniciado em três municípios. Após isso, foi ampliado para os 24 municípios situados ao logo da Estrada de Ferro. “Conversando com a Seduc, vimos aqui no Maranhão uma série de iniciativas que já caminhavam nesse sentido como o Pacto pela Aprendizagem, o programa Escola Digna, então, fizemos um somatório de esforços. Hoje trabalhamos com as secretarias e escolas desses 24 municípios, e em articulação também com as frentes de fortalecimento do Pacto no estado do Maranhão”, completou Fingerl.
“A Fundação Vale confiou em nosso trabalho, que é importante porque estamos tratando de um tema essencial que é a alfabetização das crianças. Com a alfabetização na idade certa, nós apostamos para que possamos melhorar cada vez mais o Ensino Fundamental. Nesse momento tão difícil de pandemia, esse material que está sendo entregue nos municípios pode contribuir de forma decisiva para que a gente tenha um bom acolhimento e retorno às aulas, para podermos garantir o direito à aprendizagem”, concluiu.
Um total de 95 mil almanaques foi entregue diretamente às redes municipais dos 24 situados ao logo da Estrada de Ferro, sendo 24 mil direcionados ao 1º ano, 24 mil ao 2º ano e 50 mil do 3º ano. Esta entrega de almanaques do 3º ano também contemplou estudantes do 4º ano, em um esforço de beneficiar as crianças que estavam em período de alfabetização durante a pandemia. A redes municipais, por sua vez, farão a distribuição às escolas. Os professores também estão recebendo formação específica para a utilização do material em sala de aula.
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