sábado, 29 de fevereiro de 2020

Grêmio é goleado em casa pelo Santos e está eliminado da Copa Moral de Clubes


A equipe do Grêmio foi goleada por 3 a 1 pelo Santos, de Luis Domingues, dentro de casa, em jogo válido pela segunda fase da Copa Moral de Clubes e está eliminada da competição. Após empate em 0 X 0 na primeira etapa, a equipe alve negra de Luis Domingues veio com tudo e abriu o placar logo aos 10 minutos de jogo com Jayson de pênalti. Aos quinze Wesley ampliou o placar.


Várias oportunidades foram desperdiçadas pela equipe de Luis Domingues que poderia ter feito um placar mais elástico. No abafa e com um a menos o Grêmio foi pra cima e descontou com Jararaca também de Pênalti. 

Na saída de bola Ray fez o terceiro do Santos e garantiu a classificação com "C" maísculo dentro da casa do adversário.

O ataque do Grêmio formado por Zé Coco e Sandro nada pode fazer diante da zaga santista.


Na próxima semana,dia 07, o Fluminense encara o Real Godofredense na Arena Ferreirão em Livramento..

TRAGÉDIA | Naufrágio deixa mortos e desaparecidos no sul do Amapá


Pedido de socorro foi feito às 5h deste sábado (29). Helicóptero do GTA e Marinha encaminham equipes para a região.


Navio Anna Karoline III — Foto: Reprodução/Redes sociais


Um navio de médio porte, chamado Anna Karoline 3, naufragou na madrugada deste sábado (29) no município de Laranjal do Jari, a 265 quilômetros de Macapá, no Sul do Amapá. Um helicóptero, um avião e outras embarcações foram encaminhados à região para ajudar no resgate das vítimas. De acordo com a Corpo de Bombeiros, até as 9h, já foi possível confirmar 2 mortes (2 mulheres).

Há informação também de que pelo menos 20 pessoas estariam desaparecidas, entre tripulantes e passageiros, segundo o GTA.

Informações preliminares detalham que havia cerca de 60 pessoas na embarcação. Ainda não se sabe o que motivou o naufrágio.

O navio saiu por volta das 18h de sexta-feira (28) de um porto em Santana, a 17 quilômetros de Macapá, em direção a Santarém, no Pará, mas às 5h deste sábado, o comandante da embarcação acionou o socorro numa região próxima à Ilha de Aruãs e à Reserva Extrativista Rio Cajari.

Estão mobilizadas equipes da Capitania dos Portos do Amapá (Marinha), GTA e Corpo de Bombeiros do Amapá.

O Corpo de Bombeiros informou que há pessoas feridas e debilitadas que conseguiram se salvar.

*Esta reportagem está em atualização

G1 Pará

SAÚDE | Álcool gel é eficaz na prevenção ao coronavírus, afirma conselho


Produto age rapidamente sobre bactérias vegetativas, vírus e fungos 



O uso de álcool gel para higiene das mãos como prevenção ao coronavírus é eficaz. Em nota, o Conselho Federal de Química (CFQ) criticou a disseminação de fake news por meio de um vídeo, com informações equivocadas e incorretas a respeito do emprego do álcool gel, divulgado por um “químico autodidata”.

Assinada pelo presidente da entidade, José de Ribamar Oliveira Filho, a nota do conselho esclarece que o álcool etílico (etanol) é um eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico de pele. “Para este propósito, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do microrganismo.”

Segundo a entidade, o etanol age rapidamente sobre bactérias vegetativas (inclusive microbactérias), vírus e fungos, sendo a higienização equivalente e até superior à lavagem de mãos com sabão comum ou alguns tipos de antissépticos.

O conselho lembra que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou obrigatória a disponibilização de preparação alcoólica (ou sua versão em gel) para fricção antisséptica das mãos pelos serviços de saúde do país.

A entidade lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu uma orientação sobre a eficácia da utilização de álcool gel como medida preventiva e mitigatória ao Covid-19, tanto nos setores da saúde quanto para a comunidade em geral.

“Tão importante quanto proteger a população no que diz respeito ao contágio do novo vírus é evitar o alarmismo e a viralização de conteúdos sem a devida verificação”, afirmou o presidente do CFQ, apelando para que a sociedade busque informações válidas e de fontes confiáveis, em especial as emitidas pelas autoridades de Saúde.
Denúncia ao Ministério Público

O CFQ afirmou ainda que não reconhece como válida a denominação de “químico autodidata” ou a de pessoas que atuem nas atividades da química sem o devido registro profissional.

Segundo a entidade, a falta do registro configura infração tipificada no artigo 47 da Lei de Contravenções Penais (3.688/41) como exercício ilegal da profissão – sem prejuízo de enquadramento em outras normas legais.

Constatadas irregularidades no que tange à qualificação e ao registro profissional, o conselho vai oferecer denúncia junto ao Ministério Público, observando a devida proteção à população.
Medidas preventivas

O Ministério da Saúde recomenda como medidas de prevenção ao novo coronavírus:

- lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;

- evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- evitar contato próximo com pessoas doentes;

- ficar em casa quando estiver doente;

- usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso; 

- não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;

- limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Outros cuidados importantes são manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

O ministério explica que não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.

Agência Brasil

Governador Flávio Dino diz que presidente Bolsonaro não sabe governar


Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e assessores apostam todas as fichas na manifestação de 15 de março, como destaca nesta sexta-feira (28), o portal Uol, para fortalecer Bolsonaro e o governo, após a declaração do general Augusto Heleno que chamou o Congresso de ‘chantagista’, em seguida o vídeo do presidente endossando a convocação para o ato de março.

Nesse contexto quem se pronunciou também em relação a nova polêmica foi o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Para ele, as ‘confusões’ criadas pelo governo e o presidente se justificam pelo fato de Bolsonaro não saber governar.

“Bolsonaro já criou confusão com governadores, jornalistas, artistas, parlamentares, membros da sua equipe, outros países. Tudo isso para tentar ocultar seu maior problema: não sabe administrar o Brasil. Crescimento pífio, desemprego, dólar nas alturas, paralisação administrativa”, disse no twitter Flávio Dino.

Apesar da grande repercussão, desgaste de Bolsonaro e o governo, protestos e defesa da democracia de vários segmentos da sociedade e instituições o governo avalia que a situação foi positiva para divulgar a manifestação e motivar apoiadores de Bolsonaro.

Vereador é espancado com barra de ferro na frente da filha no Maranhão



Dois homens armados em um veiculo Gol de cor vermelha atacaram na manhã desta sexta-feira, (28) o vereador da cidade de Bom Lugar, (MA), Valdecir Silva, (PHS), conhecido como “Valdo do Jacó”. As informações são do Blog do Sargento de Bacabal. 

Segundo a polícia, o crime ocorreu quando o vereador, que é idoso de 66 anos de idade, trafegava em um Fiat Uno na estrada do povoado Brejinho (Bacabal) para deixar sua filha menor de 12 anos de idade em uma Van para leva-lá para a escola em Bacabal.


De acordo com relatos de “Valdo do Jacó”, ele foi espancado na frente de sua filha. A menor em desespero clamava para que não matasse o pai. Valdo relatou que os elementos teriam usado uma barra de ferro para cometer esse ato covarde contra sua pessoa.

Assustada a vítima procurou a delegacia da Polícia Civil em Bacabal onde comunicou o fato. O vereador diz que não deve agiotas e não tem nenhuma dívida de campanha e acredita que a agressão foi praticada a mando de adversários políticos. A policia está apurando o caso.
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

URGENTE! Dois casos suspeitos de coronavírus são monitorados no MA



O Governo do Maranhão informou há pouco, por meio de nota, que monitora dois casos suspeitos de coronavírus no estado. Os pacientes receberam os primeiros atendimentos e já coletaram amostras que serão examinadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA) e posteriormente encaminhados para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Pará.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já está adotando as medidas previstas no Plano de Contingência para o COVID-19 no Maranhão, elaborado em conformidade com o Plano de Contingência Nacional e Gestão de Riscos. Os resultados iniciais das amostras coletas pelo Lacen saem em até uma semana.

Um dos casos foi identificado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais. A paciente, vinda da Itália, apresentou comprometimento respiratório com sintomas como febre alta, tosse e cansaço progressivo. A paciente encontra-se em isolamento na UPA e, por conta da necessidade de internação devido ao quadro clínico, aguarda transferência para o Hospital Dr. Carlos Macieira, uma das unidades de saúde de referência para o atendimento a casos suspeitos no Maranhão.

Classificado como leve, até o momento, o outro caso foi identificado na UPA do Itaqui-Bacanga, em jovem que relatou ter passado por países como China, França e Japão, onde foram identificados casos da doença. A paciente chegou em São Luís há quatro dias e apresenta sintomas como dispneia e tosse seca. Por não apresentar quadro clínico com necessidade de internação, a paciente permanecerá em isolamento na unidade de pronto atendimento.

Ibama encontra óleo ao redor de navio encalhado na costa do Maranhão



Uma inspeção aérea do Ibama realizada na manhã desta sexta (28) constatou uma mancha fina de óleo ao redor do navio Stellar Banner, que está encalhado a cerca de 100 km da costa do Maranhão.

Segundo o Ibama, o óleo saiu do porão da embarcação e está em um raio de aproximadamente 830 metros do navio. No entanto, ainda não é possível afirmar a quantidade de resíduo despejado no oceano. O cálculo do volume de óleo será realizado nas próximas horas, assim como outros dois voos com o objetivo de monitorar a mancha.

De acordo com equipe especializada contratada pela empresa Polaris, proprietária do navio, os tanques estão intactos. A casa de máquinas está seca e os motores de geração de energia estão em funcionamento.

Desde o início das investigações do caso, a Marinha e o Ibama não descartam o risco vazamentos no navio. Atualmente, a embarcação segue encalhada e com 300 mil toneladas de minério de ferro, além de quatro milhões de litros de combustível e óleo. Se houver vazamento, todo o material pode se espalhar pelo litoral.

Nesta quinta (27), o comandante da Capitania dos Portos, Alekson Porto, concedeu entrevista e disse que o navio colidiu com algo não identificado.

“O comandante tinha efetuado um movimento de varação, que é colocar a embarcação em um banco de areia, justamente para evitar que ela naufragasse. A embarcação então está em encalhada e o comandante informou que tem embarque de água por alguns tanques vazios a bordo, chamado ‘pick-tanks’, e, a partir das 2h da manhã, do dia 25, o comandante avaliou que a segurança da tripulação estava em risco pela inclinação que o navio teve para direita. Pediu auxílio para os rebocadores que estavam na área e eles migraram para os rebocadores”, disse o comandante

Sobre o risco de naufrágio, a Marinha afirmou que o risco é pequeno, mas não é impossível. Há, atualmente, quatro rebocadores na região para agir em caso de emergência.

“É muito cedo poder dizer alguma coisa. Ela [Polaris] vem acompanhando e empregando dois navios do 4ª Distrito Naval de São Luís, um com previsão de chegada nas próximas 24h e outro no sábado (29). Hoje nós temos uma aeronave no local, que se apresentou a cena de ação e está com o nosso chefe do gabinete de crise. Hoje a embarcação está encalhada, na região não tem profundidade suficiente para cobrir a embarcação”, disse o comandante Alekson Porto.


Do G1,MA

Perda com navio encalhado da Vale pode chegar a R$ 1 bilhão



As perdas com o acidente envolvendo um navio contratado pela Vale que teve de ser encalhado no litoral do Maranhão podem chegar a R$ 1 bilhão. De acordo com uma fonte do setor, que pediu para não ser identificada, o valor não inclui os prejuízos financeiros com um possível desastre ambiental.

A embarcação, operada pela empresa sul-coreana Polaris, estava carregada com 294.871 toneladas de minério de ferro, 3,5 mil toneladas de óleo residual e 140 toneladas de destilado. O navio sofreu uma avaria na proa após deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, na capital do Maranhão.

O problema ocorreu fora do canal de acesso ao porto, a 100 quilômetros da costa. Segundo fontes, a embarcação corre o risco de afundar.

Desde quarta-feira, a Marinha já detectou a presença de manchas de óleo no mar. Quatro rebocadores se deslocaram em direção ao navio para coletar mais informações, disse a Marinha, que instaurou inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente.

– Se não houver um acidente ou catástrofe ambiental, o custo é de mais de R$ 1 bilhão. Tudo vai depender dos fatores que serão trabalhados. O mais caro é o que se refere à salvatagem da embarcação. O custo de um rebocador é um valor numa operação normal. Em uma salvatagem é outro, pois eles ficam dias e mais dias ali, podem trabalhar sobre esforços extremos etc – disse essa fonte.

Do jornal O Globo

Vale tenta mitigar impacto do navio encalhado na costa do Maranhão

(foto: Divulgação)

A Vale informou, nesta quinta-feira (27) que tem empenhado todos os esforços e recursos para mitigar os possíveis impactos causados pelo incidente com o navio MV Stellar Banner, de propriedade e operado pela empresa sul-coreana Polaris. A Marinha confirmou que a embarcação, que carrega 300 mil toneladas de minério da Vale, teve dois vazamentos em sua estrutura. 

Segundo a Vale, entre as medidas de apoio técnico e logístico adotadas pela Vale, em conjunto com as autoridades marítimas e ambientais responsáveis, estão a solicitação à Petrobras da cessão de navios Oil Spill Recovery Vessel (OSRV) para contenção de eventual vazamento de óleo, pedido que foi prontamente atendido, e obtenção junto ao Ibama, de forma célere, de devida autorização formal para o deslocamento das embarcações para a Costa do Maranhão.

Além disso, a companhia informou a contratação de especialistas em salvatagem, adicionalmente à empresa contratada pela proprietária e operadora do navio, para acelerar o plano de retirada do óleo da embarcação, a solicitação de bóias oceânicas off shore, que podem servir preventivamente como barreiras de contenção adequadas para mar aberto, se necessário, e a disponibilização de helicópteros para a movimentação de pessoal até o local.

A embarcação está encalhada a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís (MA), fora do canal de acesso do Terminal Marítimo Ponta da Madeira, de onde partiu na última segunda-feira (24). “Os 20 tripulantes foram retirados do navio em segurança. Como operadora portuária, a Vale reforça que seguirá atuando no caso com total suporte técnico-operacional e colaboração ativa com as autoridades marítimas”, disse a empresa, em nota.

Apesar de a Marinha ter confirmado os dois vazamentos no navio, não foi informado, o que teria vazado no mar, nem a quantidade. Especialistas em meio ambiente afirmam que o vazamento pode causar um desastre à fauna marinha. O navio MV Stella Banner adernou a cerca de 100 quilômetros do porto de Itaqui, no Maranhão, de onde saiu, com destino ao porto de Qingdao, na China, onde era esperado para chegar no dia 4 de abril.

Segundo a Marinha, o navio se encontra encalhado devido a uma manobra feita por seu capitão. Por meio de nota, declarou que as causas do acidente ainda não foram identificadas e que problema ocorreu às 21h30 da segunda-feira, 24.

Produtores de açaí no Maranhão terão mais acesso a tecnologias de manejo e recuperação de açaizais


Embrapa Cocais e Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF firmaram Acordo de Cooperação Técnica para difundir conhecimentos sobre manejo de açaizais

Foto: Renata Oliveira
Pesquisadores da Embrapa Cocais, Embrapa Amapá, Embrapa Amazônia Oriental e Embrapa Meio Norte se reuniram este mês de fevereiro em dois momentos (seminário técnico e dia de campo) para difundir as tecnologias de manejo e recuperação de açaizais nativos em municípios do noroeste do Maranhão, região responsável pela maior parte da produção de açaí do estado. O seminário foi realizado em Carutapera-MA e tratou do potencial do açaí na região do Gurupi-MA; o dia de campo mostrou o manejo de açaizais nativos e ocorreu em Amapá do Maranhão – MA, na Unidade de Referência Tecnológica – URT da Embrapa instalada na propriedade do agricultor Lauro Miranda de Paiva.

O seminário reuniu 186 participantes e contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura Familiar-SAF, secretários municipais de agricultura dos seis municípios da região - Amapá do Maranhão, Carutapera, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Boa Vista do Gurupi e Luís Domingues -, agricultores do estado do Pará, além de autoridades locais. Do dia de campo, participaram mais de 100 pessoas, com a presença da prefeita de Amapá do Maranhão, Tatiana Maia, e dos secretários municipais de agricultura dos seis municípios da região, agricultores do estado e autoridades locais. 

A prefeita de Amapá do Maranhão disse estar muito satisfeita com o projeto, que está fortalecendo a cultura do açaí nativo na região. “A prefeitura vai dar todo o apoio necessário para que os produtores possam usufruir esses conhecimentos tecnológicos e para manter a atividade”. O agricultor Lauro Miranda de Paiva, dono da propriedade onde foi realizado o dia de campo, enfatizou a mudança já percebida nos açaizais. “O projeto começou ano passado e todos já veem a diferença e a minha alegria pelos resultados. Acredito nesse projeto e sei que colherei bons frutos”. 

Ao final do seminário, foi assinado Acordo de Cooperação Técnica – ACT entre a Embrapa Cocais e a SAF, respectivamente pela Chefe-Geral da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes Mendonça Santos, e o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça Corrêa, no âmbito do Programa da Cadeia Agroextrativista da Juçara/Açaí. Na ocasião, houve também entrega simbólica de mudas de açaí, banana e cupuaçu a beneficiários do programa. 

Para Maria de Lourdes, a iniciativa é de extrema importância para a cadeia produtiva do açaí, que vem perdendo espaço no estado, e representa a valorização da floresta em pé e do extrativismo sustentável, aproveitando a riqueza da região e agregando valor aos produtos da biodiversidade, preservando-a e ainda, contribuindo para a segurança alimentar e geração de renda. “O mercado abre cada vez mais espaço para produtos que contribuam para a saúde e a qualidade de vida dos consumidores, com respeito à biodiversidade e às comunidades que tiram dali sua subsistência e geram renda a partir dos recursos naturais. É a chamada economia verde. E em todos esses quesitos, o açaí tem potencial imenso de crescimento, tanto nacional como internacionalmente”.

O secretário da SAF, Júlio Mendonça, enfatizou que o ACT formaliza ações que já vinham sendo realizadas pelos atores, como as pesquisas e inserção de novas variedades (Embrapa), fomento e estruturação da cadeia do extrativismo (SAF) e extensão rural (Agerp). “A parceria inclui as prefeituras e os movimentos locais, somando esforços para o desenvolvimento econômico do Maranhão”.

Para a presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão – Agerp, Loroana Coutinho de Santana, a iniciativa é bastante relevante para a cultura do açaí na região e para quem dela vive, como produtores e as comunidades extrativistas. “Agradecemos o empenho de todos os envolvidos, em especial aos pesquisadores da Embrapa que mobilizados na difusão dos conhecimentos e tecnologias”. 

O problema e a solução - O Maranhão é o terceiro estado maior produtor de açaí no País, perdendo somente para o Pará e o Amazonas. A região noroeste do estado, no passado, possuía produção cerca de dez vezes maior que a atual. Por falta de manejo adequado e de outros usos da terra, a produção vem declinando e perdendo espaço, ano a ano. A Unidade de Referência Tecnológica – URT, instalada há um ano pela Embrapa Cocais e parceiros com recursos do Fundo Amazônia na região tradicional em produção de açaí, ocupa área de 7,5 hectares onde, há 10 anos, produzia-se cerca 1500 latas de açaí. Antes da aplicação do manejo tecnológico, a produção estava para menos de 200 latas do fruto. A previsão é de que, em cinco anos a produção ultrapasse a produção original. 

“Estamos juntos, especialistas em açaí da Embrapa, investindo em conhecimento e tecnologia para retomar a produção do açaí na região. Na URT, são aplicadas tecnologias simples, como o desbaste dentro das touceiras, assim como eliminação de espécies sem valor econômico”, declarou o pesquisador da Embrapa Cocais José Mário Frazão, responsável pela coordenação dos eventos.

Também participaram dos dois eventos, os pesquisadores José Antonio Leite de Queiroz, Silas Mochiutti, Ana Euler e José Tomé de Farias Neto, reconhecidos nacionalmente pela excelência de seus conhecimentos no cultivo e manejo de açaí, bem como no melhoramento e lançamento de novas cultivares de açaí. Clique aqui para assistir matéria e cobertura dos eventos divulgada pela Mirante e confira as entrevistas dos pesquisadores da Embrapa. 

Manejo de açaizais nativos - Busca equilibrar a população de açaizeiros que ocorrem naturalmente na floresta de várzea, garantido mais alimento e renda às famílias ribeirinhas. Com essa técnica que não exige investimento em infraestrutura, a produtividade do açaizeiro pode dobrar de 4,2 t/ha para 8,4 t/ha de frutos. Ela baseia-se na limpeza e manutenção de numero restrito de plantas de açaí por touceira e na eliminação de outras plantas de espécies arbustivas e arbóreas de baixo valor comercial existentes na área, cujos espaços livres são ocupados por plantas de açaizeiros oriundas de sementes que germinam espontaneamente, de mudas preparadas ou transplantadas das proximidades e por outras espécies de valor econômico, como fruteiras e florestais. O segredo está na relação e no equilíbrio entre as plantas de açaí e outras espécies na mesma área, de maneira a permitir uma maior entrada de luz e acesso a alimento, para o desenvolvimento saudável e mais produtivos das plantas de açaí.

Nova Cultivar - Durante o seminário, foi apresentada a nova cultivar de açaí de terra firme da Embrapa, a BRS Pai D´Égua. Segundo os especialistas, o cultivo de açaí em terra firme com irrigação tem se mostrado mais atraente, pois permite que a maior parte das atividades sejam mecanizadas, inclusive a colheita, além de propiciar a obtenção de produtividades bem mais elevadas que a dos açaizais nativos manejados. Outra vantagem verificada no cultivo de açaí em terra firme com irrigação, é a eliminação ou redução da sazonalidade da produção de frutos, obtendo-se produção o ano inteiro. 
O potencial de mercado do açaí cresceu de maneira significativa nos últimos anos. O fruto deixou de possuir uma dimensão regional para ganhar importância nacional e, mais recentemente, internacional. O crescimento do mercado do açaí está associado aos benefícios à saúde que a ciência vem atribuindo à ingestão desse alimento, que apresenta em suas propriedades, vitaminas do complexo B, C, além de sais minerais, ferro, cálcio,potássio e fibras. 

Fundo Amazônia - Embrapa participa com o “Projeto Integrado para a Produção e Manejo Sustentável do Bioma Amazônia”, financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto busca promover a produção e a disseminação de conhecimentos e tecnologias voltadas para a recuperação, conservação e uso sustentável da Amazônia, por meio de apoio a projetos e ações de pesquisa, desenvolvimento, transferência de tecnologia, intercâmbio de conhecimentos e comunicação rural. Trata-se de um projeto de grande escala, que requer esforços sincronizados e orquestração precisa de nove dos quarenta e dois centros de pesquisa da Embrapa em todo o Brasil, que atuam diretamente na região, além de parcerias institucionais de âmbito local e nacional. Ao todo são dezenove projetos, que compõem quatro arranjos maiores (grupos de projetos afins), cada um composto por projetos de abrangência regional, estadual ou local, selecionados através de chamadas internas e executados por centros de pesquisa que atuam naquele bioma: Monitoramento do Desmatamento e da Degradação Florestal e Serviços Ecossistêmicos; Manejo Florestal e Extrativismo; Tecnologias Sustentáveis para a Amazônia; e Aquicultura e Pesca.

A Embrapa Cocais atua no Arranjo 2 – “Restauração, manejo florestal e extrativismo”, cujas prioridades são: desenvolvimento e transferência de tecnologias de manejo florestal, com ênfase no manejo florestal comunitário e na agricultura familiar; avaliação e monitoramento do manejo de espécies madeireiras nativas da Amazônia; desenvolvimento e transferência de tecnologias para restauração florestal, incluindo manejo, produção e armazenamento de sementes e mudas e sistemas silviculturais para o bioma Amazônia; desenvolvimento e transferência de tecnologias de coleta, armazenamento, beneficiamento e agregação de valor de produtos da sociobiodiversidade; transferência de tecnologias e treinamento em boas práticas para a produção de produtos florestais não-madeireiros; e regularização ambiental e recuperação de Área de Preservação Permanente e Área de Reserva Legal.

Crianças estudam em casebre de barro e palha, em São João do Paraíso no Maranhão



A triste realidade dos alunos da Escola Municipal Ayrton Senna no povoado Vão do Marco, no município de São João do Paraíso, revolta pais e causa indignação da forma que as crianças são tratadas. A cidade atualmente é comandada pelo prefeito, Beto Regis (PCdoB).


O local onde onde os alunos estudam e os professores tentam transmitir conhecimento aos pequenos paraisenses é uma casinha de palha com o piso feito de areia e barro.


A falta de infraestrutura é nítida, no local não existe banheiro, possui um único cômodo pequeno, as cadeiras estão deterioradas e a porta é uma cancela amarrada com um pedaço de corda.

A merenda escolar não é disponibilizada todos os dias e para não deixar as crianças com fome, a solução é liberar todo mundo mais cedo. A liberação prejudica no aprendizado dos alunos.


No local existe apenas um filtro de barro, quando chove a aula é suspensa devido a grande quantidade de chuva e lama que se forma no interior da escola.

O caso deve ser denunciado no Ministério Público nos próximos dias.

Do Enquanto isso no MA

INSEGURANÇA TOTAL | Ladrões não perdoam nem o prefeito de Carutapera e levam pertences de sua residência


A onda de insegurança no município de Carutapera na gestão do Prefeito André Dourado é tão grande,que nem os próprios assaltantes perdoaram o prefeito,que teve sua residência invadida e alguns pertences levados.



O programa do Sikera Junior na Rede TV "Alerta Nacional" trouxe com exclusividade a informação da ocorrência que teve ainda a prisão dos meliantes.


Mostrando os pertences recuperados o apresentador Sikera Junior ironizou o prefeito de Carutapera "Ou o ladrão é muito fuleiro ou prefeito é mais quebrado que o ladrão".disse o apresentador. O vídeo com a reportagem completa esta fazendo sucesso na rede social.

A verdade é que a insegurança na gestão do prefeito André Dourado aumentou em Carutapera e os índices de furto e mortes estão lá em cima.

Funasa realizará 4°edição da Ação Federal na Região dos Cocais


O senador Roberto Rocha (PSDB) vai participar na próxima segunda-feira, 02, da 4ª edição do programa “Ação Federal”. Desta vez, o evento vai acontecer na cidade de Chapadinha, a partir das 8h, no auditório da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAB).

O Programa Ação Federal é idealizado pelo senador Roberto Rocha e pela Superintendente da Funasa no Maranhão, Maura Jorge. O objetivo é promover a cidadania e dar acesso à direitos humanos, de modo que as pessoas possam ter conhecimento do que esses órgãos federais podem fazer para melhorar a vida da população.

“Por meio do programa Ação Federal, podemos conhecer e conversar pessoalmente com a população sobre os problemas de seus municípios e, deste modo, levar os benefícios que cada órgão pode oferecer diretamente ao cidadão maranhense”, disse Roberto Rocha.

Esta edição conta com o apoio da Prefeitura de Chapadinha e vai ter a presença de representantes de vários municípios da região dos Cocais. Além do senador Roberto Rocha, o evento terá a participação dos órgãos federais Funasa, CODEVASF, Conab, superintendência Regional do Trabalho, INCRA, INSS e Caixa Econômica Federal.

Empresário é assassinado a tiros de espingarda e pistola no interior do Maranhão



O empresário Wesley Cardoso Silva Portela, 34 anos, proprietário do Mercadinho Dallas e restaurante Dallas, foi executado com tiros de pistola e espingarda na noite desta quinta-feira (27) na rua Dr. Antônio Joaquim Araújo, Conjunto Dallas, em Codó, interior do Maranhão.

De acordo com informações da equipe médica de plantão do Hospital Geral Municipal (HGM), Wesley foi atingido com vários tiros de pistola no rosto e nas costas e dois tiros de espingarda.

Testemunhas relataram que o empresário foi morto por homens que andavam em um carro. Os criminosos fugiram e ainda não foram identificados. O caso está sendo investigado pela 4° Delegacia Regional de Polícia Civil de Codó.

Com informações do Marcos Silva
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Duas apostas dividem prêmio de R$ 211,6 milhões na Mega-Sena


O sorteio do concurso 2237 da Mega-Sena, ocorrido na noite desta quinta-feira, na cidade de São Paulo (SP), teve dois acertadores das seis dezenas: uma aposta feita em Fortaleza-CE e outra em Rio Branco-AC, que embolsaram, cada, R$ 105.826.358,87.

As dezenas sorteadas foram: 

11 - 20 - 27 - 28 - 53 - 60

A Caixa Econômica Federal informou também que 263 apostas acertaram cinco números e levaram com isso R$ 44.509,85 cada uma. Já a quadra pagou R$ 1.110,86 para cada uma das 15.054 pessoas que acertaram 4 dezenas. A arrecadação total atingiu R$ 203 milhões.

O próximo prêmio, que será sorteado no sábado (29), poderá pagar R$ 3 milhões. Quem pretende levar a bolada no próximo concurso poderá fazer as apostas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio em qualquer lotérica do País.

A aposta mínima, de 6 números, custa R$ 4,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio mais cobiçado do Brasil.

Caminhonete bate de frente com carreta e passageira morre na BR-010, no MA

Colisão entre caminhonete e carreta causou a morte de passageira na BR-010, no Maranhão — Foto: Divulgação/PRF


Uma passageira identificada como Elisângela Cavalcante de Miranda morreu após uma colisão frontal entre uma caminhonete e uma carreta no Km 233,9 da BR-010, entre Governador Edson Lobão e Imperatriz, no sudoeste do Maranhão.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta do meio-dia desta quinta-feira (27). A caminhonete seguia no sentido Imperatriz da rodovia e invadiu a contramão, batendo de frente com uma carreta que vinha no sentido contrário.

A PRF ainda não sabe o que teria motivado o motorista da caminhonete a mudar a direção para a contramão. Elisângela Cavalcante, que era passageira da caminhonete, morreu no local.

Colisão entre ônibus e um veículo deixa um morto na BR-316 entre Maranhãozinho e Governador Nunes Freire



Uma colisão entre um ônibus da empresa Real Maia e um veículo de passeio deixou uma pessoa morta no inicio da tarde desta quinta feira (27) na BR-316, entre os municípios de Maranhãozinho e Governador Nunes Freire, a 236 km de São Luís.



Conforme as primeiras informações, o motorista do veículo de passeio, de aproximadamente 60,identificado sendo Francisco Fernandes, ficou preso nas ferragens e morreu no local. Com ele estavam ainda uma mulher e uma criança que ficaram feridos e foram socorridos. 




Ainda não se sabe em que circunstancia ocorreu o acidente.

Bandido morre em confronto com a polícia após executar sargento da PM



Um dos acusados de executar o sargento da Polícia Militar, identificado como Nogueira, morreu em confronto com a polícia na região do Araçagy, em São José de Ribamar.

O Grupo de Serviço Avançado (GSA) e da Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos (DIAE) da Polícia Militar realizava as buscas ao suspeito, conhecido pela alcunha de Tibiri, quando o localizou, e então aconteceu a troca de tiros.

Tibiri ainda foi levado para uma UPA nas proximidades, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.


O sargento foi executado na manhã de quarta-feira com um tiro na cabeça quando se deslocava para o trabalho, no 8º Batalhão, localizado no Araçagy.

O militar, que estava à paisana, passava em uma via que dá acesso ao bairro Miritiua, próximo da Avenida General Arthur Carvalho quando foi abordado pelos criminosos.

Os bandidos levaram a farda e arma de fogo do militar.

Criança de 11 anos é encontrada morta dentro de açude em Matinha


Uma criança de 11 anos foi encontrada morta em um açude na zona rural de Matinha .




Segundo as informações publicadas pelo Blog do Jailson Mendes, trata-se do estudante Cainam Costa Amaral, encontrado morto em um açude no povoado Patos.

Familiares e moradores ainda chegaram a levar a criança para o Hospital Municipal, mas já chegou sem vida.

Nesta quinta feira a Semed divulgou uma Nota:


Barco naufraga em alto mar em Cândido Mendes;tripulantes são resgatados com vida


Naufragou na manhã desta quarta feira(26),nas proximidades  da Praia do Carará em Cândido Mendes,no Leste do estado do Maranhão,um barco de pequeno porte quando retornava de Estandarte,após deixar a pré candidata a prefeita Alessandra Viana e assessores. 

Os tripulantes foram resgatados por pescadores que passavam pelo local na hora do ocorrido. 

Até o momento não foi divulgado as razões do ocorrido. 




Prefeitura de Santa Helena fecha o Carnaval 2020 com chave de ouro


Foram quatro noites de muita alegria, muita diversão e paz na temporada carnavalesca de Santa Helena. A prefeitura realizou a temporada momesca 2020 com muita competência e o destaque ficou por conta da participação do grande público que prestigiou os eventos na praça José Sarney.

Com início da programação cultural no sábado (22) a prefeitura manteve a tradição de valorizar os artistas e grupos culturais locais, dando espaço de destaque nas apresentações, além é claro da presença constante do prefeito Zezildo Almeida, vereadores, secretários e demais autoridades.

GERANDO RENDA

Prefeito Zezildo Almeida comemora o sucesso do Carnaval

Outro ponto importante foi a comercialização livre de vários produtos no corredor da folia, dezenas de barqueiros e ambulantes, obtiveram uma lucratividade acima do esperado. 

Algo muito positivo também foi a segurança, a cobertura das polícias Civil e Militar além dos seguranças oficiais da folia, garantiram um carnaval seguro e sem ocorrências de natureza grave, recebendo então destaque por ser o carnaval mais tranquilo e seguro.

Com tantos pontos positivos, nesta terça-feira (25) os shows de encerramento ficaram por conta das bandas Swing na Veia, banda 20 te comer,banda R7, Tiririca do Maranhão e Túlio Milionário, que garantiu o sucesso do encerramento do carnaval 2020.

PRF troca tiros com assaltantes e recupera carga roubada avaliada em R$ 84 mil



A Polícia Rodoviária Federal conseguiu recuperar uma carga de cigarro roubada avaliada em R$ 84 mil na BR-010, entre Imperatriz e Açailândia.

Por volta de 09h30 da quarta-feira (26) uma equipe da PRF que fazia ronda no trecho foi informada por populares que um veículo tipo furgão e outros dois automóveis adentraram estrada vicinal na altura do Km 282 da BR 010, entre Imperatriz e Açailândia.

A equipe resolveu averiguar a informação quando constatou que cerca de cinco indivíduos encapuzados estavam tirando a carga de um furgão e colocando em outros dois veículos, uma Frontier Branca e um Ônix laranja.

Nesse instante, os assaltantes atiraram com armas de fogo na direção dos policiais rodoviários federais e estes foram obrigados a revidar os disparos, momento em que os criminosos adentraram no mato, tomando rumo ignorado.

Pediu-se reforço de outras equipes da PRF, Polícia Militar e Grupo Tático Aéreo com vistas a se tentar localizar os indivíduos.

Os dois veículos utilizados pelos assaltantes já se encontravam com boa parte da carga de cigarros no seu interior.

O carregamento avaliado em R$ 84 mil foi totalmente recuperado.

Após procedimentos de identificação veicular, foi verificado que o Chevrolet/Ônix trata-se de veículo roubado na data de 13/02/2020, no estado do Pará. Já a caminhonete Frontier possui fortes indícios de adulteração em seus sinais identificadores, com suspeita de também ser produto de roubo ou furto.

Ante aos fatos, o Furgão, os dois veículos utilizados no assalto e o carregamento de cigarros foram encaminhadoa à Polícia Civil em Imperatriz.


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Mãe abandona bebê sozinha em casa para curtir noite de Carnaval no Maranhão; a criança acabou morrendo




De acordo com o informado não foi a primeira vez que a situação foi registrada, a mãe que reside na rua 13 de Maio, bairro Bom Jesus, em Santa Luzia do Paruá, tinha o infeliz costume de deixar as crianças sozinhas em casa e se deslocar para eventos na cidade.

A mãe deixou a bebê de aproximadamente seis meses em casa com outras crianças e foi curtir a última noite de Carnaval, quando retornou na manhã seguinte já era tarde demais, a criança que teve um agravante em seu estado de saúde acabou vindo a óbito.

A Polícia Civil de Santa Luzia do Paruá informou que a mesma está sendo autuada pelo crime de abandono de incapaz, as outras crianças sob seu cuidado estão sob responsabilidade do Conselho Tutelar de Santa Luzia do Paruá, que também foi acionado para dar suporte na ocorrência.

Via A Cidade de Verdade

Lancha explode e deixa feridos na cidade de Barreirinhas .




Uma explosão em uma lancha deixou várias pessoas queimadas, em Barreirinhas, cidade localizada nos Lençóis Maranhenses e distante cerca de 260 km da capital maranhense.

O fato aconteceu na manhã desta quarta-feira (26). De acordo com informações, a lancha tinha acabado de ser abastecida no posto de combustível que fica na beira-rio. Quando se deslocou poucos metros no Rio Preguiças a explosão aconteceu.

As vítimas, duas crianças, um adolescente e uma mulher, foram encaminhadas para o hospital da cidade. As crianças devem ser transferidas para uma unidade de saúde em São Luís, via aérea.

Ainda não se tem a confirmação das causas da explosão, mas pode ter ocorrido algo de errado no momento do abastecimento. Testemunhas revelaram que a embarcação era nova.

O Imparcial

Com fissura no casco, navio pode naufragar na costa do Maranhão


Um navio de grande porte de bandeira das Ilhas Marshall corre o risco de naufragar na costa do Maranhão.

O Stellar Banner saiu do porto da Vale durante o feriado e, na manhã de hoje (26), seu comandante relatou uma fissura no casco, com entrada de água nos compartimentos de carga.

A embarcação leva minério de ferro.

Segundo as primeiras informações, o comandante procura um banco de areia para tentar encalhar o navio e evitar o naufrágio.

Na imagem abaixo (retirada do mapa ao vivo da Emap), é possível ver o Stellar cercado por “smits”, embarcações de apoio ou rebocadores.


Neste momento, estão reunidos representantes da Vale e da Capitania dos Portos para tratar do assunto.

A assessoria da Vale não se pronunciou ainda.

Via Gilberto Leda

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil


O Ministério da Saúde confirmou, hoje (26), o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus (Covid-19). No momento, há vinte casos suspeitos da doença no país. Os casos suspeitos estão assim espalhados: Paraíba (1), Pernambuco (1), Espiríto Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2) e Santa Catarina (2) e São Paulo (11). Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados


Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

Atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira (24), o homem foi submetido a exames clínicos que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus. Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova. “Agora é que vamos ver como este vírus vai se comportar em um país tropical, durante o verão”, disse hoje o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Como vai ser o padrão de comportamento deste vírus, que é novo e tanto pode manter o mesmo padrão de comportamento de transmissão que apresentou no hemisfério Norte, onde, nesta época, está fazendo frio”, disse o ministro.

Em nota, o hospital afirma que o paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório domicilar pelos próximos 14 dias. "A equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele", informou o Albert Einstein.

Na última sexta-feira (21), as autoridades italianas notificaram nove óbitos, o que levou o governo brasileiro a incluir a Itália entre os países onde a doença está se espalhando e há risco de infecção.

De acordo com o Ministério da Saúde, no mundo, já foram registrados mais de 80,2 mil casos do coronavírus em 34 países. Foram registradas 2,7 mil mortes causadas pela doença, sendo que os casos mais graves são aqueles que afetam pessoas com mais de 60 anos.

Acompanhe a coletiva ao vivo:



Via Agência Brasil

Operação Limpa Pulmão | Policia Militar apreende carga de cigarros contrabandeados em Luis Domingues


A Polícia Militar do Maranhão por meio do 31º BPM apreendeu na madrugada desta terça-feira(25), aproximadamente novecentas caixas de cigarros contrabandeados na cidade de Luís Domingues-MA.

A operação que foi batizada “Limpa Pulmão”, aconteceu em conjunto com os militares da cidade de Godofredo Viana. Segundo os policiais, o esquema criminoso acontece por via marítima e conta com a participação de indivíduos da localidade.


Os cigarros vindos do Paraguai, totalizam oitocentos e sessenta e quatro(864) caixas e foram apreendidos no porto do Coimbra próximo de Luís Domingues. Até o momento não houve prisões, mas a polícia já tem informações que podem levar aos criminosos.

Todo o material apreendido encontra-se no ginásio poliesportivo Didi Queiroz na cidade de Luis Domingues à disposição da justiça.

Godofredo Viana se consolida como melhor Carnaval da região

Banda Mala 100 Alça encerrou o Carnaval 2020 em Godofredo Viana

Milhares de pessoas escolherem a cidade de Godofredo Viana para passar os seis dias de Carnaval. Com a praça e a avenida tomadas por uma multidão, a cidade se tornou um local de muita alegria, emoção, risos e histórias que foram escritas no ritmo do axé,do frevo e de muito forró, e com a participação de muita gente bonita.


Neste ano, a programação trouxe atrações consagradas como Banda Mala 100 Alça, Forrozão Turbinado e Japa Elétrica. Ao todo foram 8 atrações, incluindo a aparelhagem Tremendão Gilsom  que abria e fechava os shows principais.
Show do Tremendão Gilsom

O prefeito Sissi Viana destacou que além da diversão, o Carnaval movimenta a economia local e é visto pelo governo com um investimento. “Todos ganham, desde o dono da pousada, o feirante, o proprietário da farmácia, do mercado e até o produtor rural. Com mais gente na cidade, o consumo aumenta e isso gera renda para a população”, frisou.

A PM não registrou nenhuma ocorrência nos seis dias de festa.

Outras atrações


Na edição deste ano, o tradicional Carnaval das Crianças levou a criançada para a Praça da Matriz. Com animação da Banda Curumim Peralta. A folia dos baixinhos não deixou nada a desejar, teve muitas brincadeiras, músicas infantis e vários super-heróis, príncipes e princesas na praça. É claro que os pais também não perderam a oportunidade de vestir aquela fantasia engraçada para acompanhar os filhos. O resultado dessa combinação foi, sem dúvida, muitos sorrisos e diversão. Eles, abriram o Carnaval na quinta-feira, dia 20 de fevereiro, com uma energia sem igual.

Cinegrafista da TV Assembleia morre na cobertura do Carnaval de São Luís



Um cinegrafista da TV Assembleia morreu ontem (25), quando fazia a cobertura do Carnaval de São Luís.

Gilson Cardoso Rodrigues, 35, estava no palco da Beira-Mar, quando sofreu um infarto fulminante.

Ele foi socorrido por equipes do Corpo de Bombeiros, mas acabou falecendo já no hospital, após quatro paradas respiratórias.

Gilberto Leda

Ônibus da banda Filhinho de Papai tomba na BR-135 e cinco pessoas ficam feridas



O ônibus da banda Filhinho de Papai tombou na BR-135, em Bacabeira, e cinco pessoas ficaram feridas no acidente.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo, da empresa Transbrasil seguia sentido decrescente da via, quando bateu na defensa central do elevado de Bacabeira, seguiu para a contramão e tombou interditando o sentido crescente da BR-135.

A equipe que atendeu a ocorrência informou que o condutor possivelmente dormiu na direção. Em seguida ele se evadiu do local.

O estado das vítimas é estável.

Sargento da PM é morto com tiro na cabeça a caminho do trabalho, em São Luís





Um sargento da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), identificado como Washington Ferreira Nogueira, foi assassinado com um tiro na cabeça no início da manhã desta quarta-feira (26) na região do Miritiua, em São José de Ribamar, situado na Região Metropolitana de São Luís.

Segundo a polícia, o militar estava se deslocando para o trabalho quando foi surpreendido por um suspeito que atirou e matou com um tiro na cabeça, o sargento que era lotado no 8º Batalhão da Polícia Militar (8ºBPM).

De acordo com o tenente Jota Júnior, que pertence também ao 8ºBPM, disse que a polícia acredita que o sargento foi vítima de uma tocaia. “A gente acredita que pela dinâmica como era de hábito ele ir para a companhia, onde ele trabalhava que era no Araçagi, fazer esse trajeto a pé e os bandidos de posse dessa informação acredito que ficaram de tocaia e assim que ele passou o executaram logo”.

Conforme o tenente do 8º BPM, a arma de fogo do sargento morto foi levada após o crime. “A arma dele foi levada juntamente com a mochila que ele levava o seu material, já que ele ia tirar serviço 24 horas. Ele ia entrar agora de manhã e ia sair só amanhã de manhã. Ele estava à paisana”, contou.

O tenente Jota Júnior disse que a polícia já está em campo no intuito de identificar e prender o autor do crime. “A polícia já está em campo, já tem informes de quem é o mandante e o executor. A gente acredita que dentro de poucas horas a gente bota a mão nesse elemento”, finalizou.

Com informações do G1MA
terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Terceira noite de carnaval é marcada por vandalismo em Carutapera


A madrugada desta segunda-feira foi a terceira noite de carnaval em Carutapera. Por volta das 0h30 da última segunda-feira (24),jovens entram em confronto um com outros com uma chuva de garrafas de vidro. A ação foi registrada por um vendedor ambulante e compartilhada em vários grupos de WhatsApp da região.


Na rede social a população fez duras criticas a gestão do Prefeito André Dourado e cobrou maior segurança aos foliões nesta última noite de carnaval.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ouvir muita gritaria e garrafas quebrando (confira abaixo). 




Eliziane Gama denuncia golpe usando seu nome



A senadora Eliziane Gama (Cidadania) fez uma publicação nas redes sociais denunciando um grupo de golpistas que tem usado seu nome para arrancar dinheiro de pessoas no interior do Maranhão.

Segundo ela, os criminosos alegam estar falando em seu nome para solicitar ajuda com gastos em cartório.

– A senadora já enviou denúncia à Secretaria de Estado da Segurança Pública -, diz um comunicado da parlamentar.

Mototaxista morre tentando separar briga no interior do Maranhão



Um mototaxista morreu hoje, durante a madrugada, tentando separar uma briga na cidade de Olinda Nova do Maranhão.



Mototaxista foi morto quando separava uma briga

A vítima foi identificada como Leomar Penha Silva, de 44 anos. Ele estava tentando separar uma briga entre um homem chamado Chixo e Dedson Kerly dos Santos Andrade, de 20 anos.


A confusão começou na praça, onde está sendo realizado o carnaval da cidade. Segundo informações do Blog do Jailson Mendes, o mototaxista foi morto com uma arma branca.

De acordo com as informações, o suspeito conhecido como Chixo e jovem Dedson, chegaram a vias de fato e a o mototaxista, na tentativa de separa a situação, foi perfurado na altura do peito e na cabeça, que ainda foi socorrido para o hospital, mas não resistiu.

Dedson também foi perfurado e foi encaminhado para São Luís. Após isso, a polícia realizou buscas, mas ninguém foi preso até agora e segundo a polícia, o suspeito é usuário de drogas e tempos atrás estava em uma clínica de reabilitação Matinha.

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE