sábado, 17 de março de 2018

Governo amplia assistência em saúde na Região de Rosário com UTI de 12 leitos no Hospital Regional de Barreirinhas


Ampliação de leitos reforça assistência na Regional de Saúde de Rosário.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), anunciou a ampliação do Hospital Regional de Barreirinhas, reforçando a assistência em saúde em toda a Regional de Saúde de Rosário, que contempla 12 municípios. A unidade ganhará em breve uma UTI Adulta, com 10 leitos e dois leitos de isolamento. A ordem de serviço da obra foi assinada nesta quinta-feira (15), em solenidade na Câmara de Vereadores da cidade, porta de entrada dos Lençóis maranhenses. A obra está orçada em R$ 1.654.984,58.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a UTI tem impacto direto na saúde de toda região, mas não só isso, vai refletir também em outros aspectos da cidade. “Com a ampliação, vamos ter a capacidade de resolver praticamente todos os problemas de saúde da população. Isso tudo é fruto da dedicação do governador Flávio Dino. Quando implementamos a UTI, não trazemos só a saúde. Estamos pensando numa série de serviços que vêm agregados, como o desenvolvimento do turismo, que se fortalece. Os turistas têm mais tranquilidade de vir porque sabem que terão um local onde serão atendidas, caso necessário. ”, disse.

Além dos 12 leitos, consta na ampliação área de serviços, com posto de serviços, sala de repouso, vestiários, copa, administração, rouparia, Depósito de Materiais de Limpeza (DML), salas de utilidades, de espera e da família. A área construída da nova ala é de 440,52m².

O Hospital Regional de Barreirinhas possui, atualmente, 52 leitos de internação e centro cirúrgico com duas salas. A unidade é uma referência regional e constitui-se como atendimento de porta de entrada aos pacientes atendidos nas Unidades de Saúde da Regional de Rosário, com atendimentos nas áreas clínica médica, pediatria, cirurgia geral, obstetrícia e cirurgia ortopédica.

Repercussão

A assinatura da ordem de serviço repercutiu positivamente entre as autoridades e população. O deputado estadual Marcos Caldas, que acompanhou a solenidade, acredita que é uma das obras mais importantes para a população. “É uma obra que tenho certeza que vai salvar muitas vidas. Já recebi muitas vezes pedidos para remoção de pacientes graves de Barreirinhas para São Luís. Já temos um hospital de qualidade, agora teremos UTI para atender pacientes graves”, comentou.

O deputado Paulo Neto destacou que, com o novo serviço, a população terá estabilidade e segurança. “A qualquer momento, qualquer um de nós pode precisar. Por isso tenho que parabenizar o governador Flávio Dino e o povo da região, porque agora teremos saúde com segurança”, disse.

A ampliação do hospital agradou, em especial, os prefeitos das cidades próximas a Barreirinhas. “Uma parte da população de Belágua já procura o Hospital Regional de Barreirinhas como referência em saúde, por isso a UTI também nos atende. Com a melhoria da estrada também assinada aqui, vamos usar ainda mais. Barreirinhas é mais perto que Chapadinha. Parabenizo o secretário Carlos Lula e o governador Flávio Dino pelo brilhante trabalho em prol da saúde do Maranhão”, salientou o prefeito de Belágua, Herlon Costa.

Quem também agradeceu os esforços do Governo do Estado foi a prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale. “A UTI é uma conquista para todos os municípios da região que oferecem somente o serviço de atenção básica, que precisam hoje deslocar seus pacientes para centros de referência. O hospital e a estrada são duas obras que realmente beneficiam a população, vão favorecer demais a comunidade de Urbano Santos”, frisou.

Investimentos

Além da assinatura da ordem de serviço da UTI no Hospital Regional de Barreirinhas, secretários de diversas pastas do Governo anunciaram uma série de investimentos no município. As ações favorecem o turismo, o desenvolvimento regional e a geração de emprego e renda.

Foram assinadas ordens de serviço para melhoramento e pavimentação da MA-315 entre Barreirinhas e Paulino Neves; melhoramento e drenagem da MA-325 entre Barreirinhas e Urbano Santos; e para o início do Mais Asfalto em Barreirinhas entre os povoados de São Domingos e Mangaba. Além disso, também foi autorizada a construção de mais cinco escolas dignas de duas salas nos municípios de Barreirinhas e Araioses, e a reforma do quartel de polícia turística – BPTUR.

Participaram da solenidade os secretários de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, da Educação, Felipe Camarão, o secretário adjunto de Articulação Política, Ednaldo Neves, e a subsecretária de Saúde, Carla trindade, além de prefeitos, vereadores e lideranças políticas de toda região. 

Hospital Regional

O Hospital Regional de Barreirinhas, com 52 leitos de internação, garante o acesso aos serviços de saúde de média complexidade a pacientes referenciados pela Regional de Saúde de Rosário. Com atendimento de demanda espontânea e referenciada, oferece assistência nas áreas clínica médica, pediatria, cirurgia geral, obstetrícia e cirurgia ortopédica.

Possui centro cirúrgico com duas salas, proporcionando também exames de ultrassonografia, exames de radiologia, tomografia computadorizada, eletrocardiografia e serviço de laboratório clínico.

Em 2017, o hospital realizou 727.939 atendimentos e procedimentos. Destes, 4.098 foram de internações hospitalares; 156.948 de urgência; 81.706 de consultas médicas, entre outros, com destaque para os atendimentos na Unidade de Cuidados Intermediários (1.412).

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE