sábado, 24 de junho de 2017

Com o apoio do Governo do Maranhão, tem início a programação do São João de Imperatriz



Reunindo grupos folclóricos e artistas locais, teve início nesta sexta-feira (23) o São João de Imperatriz. Com estrutura, decoração e programação cultural, a segunda maior cidade do estado recebe o público até domingo (25), em celebração a uma das mais tradicionais festas do nordeste.

Intitulado ‘São João: a gente faz’, a festa junina está sendo realizada por meio de uma parceria da Prefeitura de Imperatriz com o Governo do Maranhão, que, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), investiu R$ 150 mil no evento e disponibilizou estrutura com palco, som, iluminação, e a contratação de artistas da terra. O arraiá conta ainda com o apoio da Policia Militar, para garantir a segurança.

“O Governo do Maranhão reconhece a importância cultural e econômica de Imperatriz, por isso investiu mais uma vez em festividades na cidade, gerando oportunidade de lazer e movimentação econômica para toda a região”, pontuou a assessora de Planejamento da Sectur, Jeane Sousa.

Na abertura do São João de Imperatriz, o público contou com apresentações de quadrilhas e bumba-meu-boi, além do show do cantor Eramos Dibel. As atividades da festa junina tiveram início às 16h com a realização da primeira ‘Jardineira da Roça’, um circuito que percorre ruas da cidade, animando os brincantes com forró pé de serra até a Avenida Beira-Rio, onde estão sendo realizadas as apresentações de música e dança.

O primeiro grupo a subir ao palco foi a ‘Quadrilha da Terceira Idade’, formada por integrantes da Casa do Idoso de Imperatriz. Já com apresentação tradicional no São João da cidade, o grupo mostrou, por mais um ano, que não há idade para celebrar as festas juninas. 

“Todos os anos temos esse momento cultural, de resgate da quadrilha, que faz parte da história desses idosos. Assim levamos a alegria e mostramos que é possível envelhecer com qualidade de vida, e ser feliz na terceira idade”, ressalta Alessandra Nobre, coordenadora da Casa do Idoso.

As apresentações seguiram com a quadrilha ‘Menina Moça’, do município de Ribamar Fiquene, distante 80 km de Imperatriz. O grupo também era composto por idosos, que dançaram em par com seus familiares, como filhos e netos.

Representando uma forte cultura do estado, o bumba meu boi foi apresentado pelo grupo Boi Bem Querer, que elogiou a iniciativa e a oportunidade de se apresentar. “Este ano foi dada a oportunidade para muitos grupos como o nosso subir ao palco. E para nós é uma grande alegria essa valorização da cultura”, diz Nildo Lima, produtor cultural e coordenador do grupo.

O evento conta também com uma gincana universitária, onde representantes de oito instituições de ensino superior de Imperatriz participam de provas e desafios ao longo dos três dias de evento. O vencedor receberá uma premiação.

A edição deste ano está sendo realizada em homenagem e memória à Francisca do Lindo, mestre de cultura de Imperatriz, que morreu no início deste mês, vítima de um câncer de mama.

Segundo o organizador e presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Chiquinho França, a expetativa é fazer um evento memorável para a cidade. “O Maranhão tem a cultura mais rica do Brasil e o nosso objetivo é valorizar essa cultura e nossos artistas. Graças a essa parceria com o Governo do Estado pudemos executar o evento, e esperamos fazer um São João com muita qualidade e com segurança”, disse.

Para os próximos dias, o São João reserva ainda apresentações de dança do lindô, cacauriá, quadrilhas, bumba-meu-boi, além de shows musicais com artistas locais.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE