sexta-feira, 26 de maio de 2017
Professores de Aurizona participam de oficina de reciclagem e aprendem a transformar resíduos em brinquedos
A iniciativa faz parte da parceria entre Mineração Aurizona (MASA), Secretaria de Meio Ambiente de Godofredo Viana e escolas de Aurizona.
Foi realizado na noite desta quarta-feira, 24, em Aurizona, o 1º encontro de reciclagem de resíduo, como parte do projeto da semana de Meio Ambiente da Unidade Integrada Izabel Andrade e Pré-escola Marlande de Oliveira Andrade. O encontro reuniu 26 professores e moradores de Aurizona. Durante o mês de junho novos encontros serão realizados.
A oficina teve como proposta orientar os professores, através de atividades práticas, sobre técnicas de reciclagem do papel, plástico, dentre outros, e como proceder em sala de aula. Após treinados, o objetivo é que os professores ensinem a metodologia aos seus alunos em sala de aula, além de conscientizá-los sobre o consumo de resíduos, mostrando outras formas de utilização de materiais descartáveis que podem ter um destino diferente.
Oficineiro ensina
professoras técnicas para
serem utilizadas nas salas de aula de Aurizona
|
O oficineiro Rubenilson Peixoto Aguiar, da cidade de Luis Domingues, ensinou passo a passo como transformar uma garrafa Pet em diversos personagens do mundo animal. Para ele a criatividade pode transformar materiais que seriam jogados no lixo em obras de arte. “Gosto de criar, pois exige atenção e muita paciência, tenho obras que duraram mais de 6 meses, mas o resultado vale a pena”, afirmou o artesão.
Para Beatriz Fontes, Analista do setor de Responsabilidade Social da MASA, inciativas como essas são fundamentais para promover a sustentabilidade. “A reutilização pode ser aplicada diariamente por qualquer um, em qualquer lugar, inclusive na escola. Maneiras lúdicas e criativas incentivam as crianças a separar os materiais, acostumando-se com essa prática que elas levarão por toda a vida”, conclui a Analista.
A oficina é apenas umas das ações da Semana do Meio Ambiente que será realizada de 5 a 9 de junho, em Aurizona. A semana contará com visita de crianças e professores ao Viveiro Educativo da MASA e plantação de mudas do Viveiro Educativo na comunidade. No encerramento das atividades, haverá palestra sobre a importância da preservação do meio ambiente e teatro sobre o tema, apresentado por jovens da comunidade Aurizona, do grupo Jovens Agentes Ambientais.
SAIBA MAIS
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário