quinta-feira, 14 de julho de 2016
RODRIGO MAIA É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA.
BRASILIA (DF) – Numa disputa que começou as17hs da tarde desta quarta feira e terminou no início desta madrugada, a eleição da Câmara foi decidida em 2º turno, Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para ocupar um mandato-tampão de seis meses, até 31 de janeiro de 2017. Maia teve 285 votos, contra 170 de Rogério Rosso (PSD-DF). Houve ainda 5 votos em branco entre os 460 deputados presentes.
A eleição foi antecipada pela renúncia ao cargo de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afastado há dois meses do mandato por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal.
Nesse período, a Câmara vinha sendo comandada pelo vice-presidente Waldir Maranhão (PP-MA). Em seu primeiro discurso à frente da Câmara, Maia agradeceu aos apoiadores e prometeu “governar com simplicidade e pacificar o plenário”. Ressaltou que quem pauta a Câmara é a sociedade e não o governo. Ainda marcou sessão não deliberativa para esta quinta-feira às 15hs. A primeira sessão deliberativa presidida por Rodrigo Maia acontecerá apenas após o recesso parlamentar, em agosto.
Aos 46 anos, Rodrigo Maia é filho do ex-prefeito do Rio e atual vereador da cidade, Cezar Maia, e já é um dos deputados mais experientes – está no quinto mandato. Maia conseguiu votos com o argumento de que seria o contraponto ao candidato preferido pelo centrão, Rogério Rosso, apontado como próximo a Cunha. Rosso aproveitou o momento de seu discurso para para desmentir este rótulo e diz manter apenas uma relação “respeitosa” com Cunha.
No primeiro turno, Maia teve 120 votos, contra 106 de Rosso. O terceiro colocado foi o ex-ministro Marcelo Castro (PMDB-PI), com 70 votos. Rodrigo Maia teve votos de todos os partidos, inclusive dos partidos de oposição entre eles o PT.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário