sexta-feira, 6 de maio de 2016

Alerta! Surto de Dengue Clássica assusta moradores de Godofredo Viana

Posto de Saúde Aprígio de Oliveira em Godofredo Viana,
Já foram confirmados 49 casos de Dengue Clássica no município.

O município de Godofredo Viana, no Norte do estado, está enfrentando um surto de doenças relacionadas à Dengue. Desde o final de Janeiro, o Hospital Regional da Cidade de Carutapera localizado a 44 KM de Godofredo Viana,vem recebendo, em média, 50 pacientes por dia com sintomas de Dengue.


Apesar das ações educativas, campanhas, mutirões e até caminhadas, a proliferação do mosquito Aedes aegypti avança e o Zika vírus, Chikungunya e a Dengue, as famosas doenças que forma a tríplice epidemia, está atingindo assustadoramente os moradores de Godofredo Viana.

Nesta segunda-feira, 02, o Hospital Regional de Carutapera esteve lotado de pessoas que reclamavam de dores nas juntas, febre, vermelhidão nos olhos e outros sintomas característicos das doenças. Isso sem falar nas pessoas que estavam internadas também com suspeitas da doença.

No entanto, em conversa com alguns servidores do hospital, só na segunda-feira, dia 02, mais de 50 pessoas deram entrada no hospital com suspeitas da doença, sendo a maioria com sintomas da Dengue Clássica.

Mesmo diante do problema grave, nenhum trabalho de nebulização espacial foi ou está sendo realizado na cidade por parte do setor epidemiológico da Regional de Saúde do Estado, onde inclusive recebeu no mês de Março,dois carros fumacê novos (modelo caminhonete Amarok), além de bombas costais para nebulização. O blog tentou ainda contato com o Gestor Regional de Saúde do Estado, Adailton Batista, mas não obteve êxito.

Diante do quadro, o blog também entrou em contato com o secretário municipal de Saúde de Godofredo Viana, Artur Julio, onde ele explicou que a prefeitura vem realizando desde o mês de janeiro mutirões de limpeza, educação e saúde em todos os bairros da cidade. Na questão da nebulização espacial, ele informou que o município precisa do apoio do Estado, por meio da regional de saúde para realização do serviço e com a chegada dos carros fumacê, já está sendo preparada uma programação para realizar a nebulização no município.

Artur explicou ainda que não basta apenas a saúde fazer sua parte, “é preciso que o cidadão seja consciente, o Aedes aegypti não é responsabilidade apenas do município, a sociedade tem um papel fundamental nesse combate”, disse ele.

Sintomas da Dengue Clássica TIPO 1

Provoca febre alta, que surge de repente, acompanhada de dor de cabeça, dor nos músculos e nas articulações, erupções na pele e conjuntivite. As dores nas articulações podem ser fortes a ponto de impedir os movimentos, e pode continuar por semanas, mesmo depois do fim da febre. 

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE