sexta-feira, 11 de setembro de 2015
Mais de 44 mil passageiros passaram pelos terminais de ferryboat no feriadão
O Governo do Estado trabalhou para garantir segurança aos passageiros que visitaram a Baixada no feriadão de 7 e 8 de setembro. Mais de sete mil pessoas atravessaram a Baía de São Marcos na última quarta-feira (9), que marcou o último dia do feriadão casado de Independência e aniversário de São Luís. De acordo com o balanço do período, entre sexta-feira (4) e as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (10), passaram pelos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe 44.514 pessoas. Foram transportados 5.670 veículos em um total de 100 viagens (51 da Ponta da Espera e 49 do Cujupe).
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) atuaram em conjunto. O plano de ação para o período contou com venda antecipada de viagens extras (um total de 20 saídas diárias, quando normalmente são 12) em horários fixos – conforme determinado pela Portaria 044/2015, da MOB – e plantão permanente da equipe dos terminais para orientar as pessoas e organizar o fluxo. Mesmo assim, muitas pessoas foram ao terminal sem passagem e tiveram de enfrentar fila na espera de desistências. O número de viagens extras foi definido com base no maior pico de viagens, atingindo no Carnaval deste ano.
A ação contou com o apoio do Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, das Secretarias Municipal de Trânsito e Transporte.
Infraestrutura
Para garantir melhoria contínua para a população que utiliza esse tipo de transporte o Governo do Estado vem tomando uma série de providências. O edital de licitação para o Terminal do Cujupe, que deve ser lançado até outubro pela Emap, prevê a construção de uma nova estrutura, com integração rodoviária; a construção de passarelas de acesso interligando o terminal de passageiros à plataforma de embarque e desembarque, além de reformulação do pátio de espera e estacionamento. Também, estão programadas a reforma dos acessos à área do entorno; a reorganização do comércio e a ampliação das plataformas de embarque e desembarque.
Para a Ponta da Espera a Emap lançou os editais de infraestrutura de internet e passarelas. O conjunto de obras, com editais em fase de finalização, inclui a pavimentação da plataforma de embarque e desembarque e a construção de área de vivência para fila de espera de automóveis, com estrutura de lanchonete e banheiros. E, ainda, a instalação de sinalizações horizontal e vertical para ordenamento do fluxo de veículos e de pessoas.
Especificamente para o serviço de ferryboat, deve ser publicado em breve pela MOB o edital de licitação para operar o sistema, quando uma série de critérios deverá ser obedecida pela empresa vencedora, como venda eletrônica de bilhetes.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário