segunda-feira, 11 de maio de 2015
Santa Helena - Cãos e abandono marcam o governo de Helena Pavão e aliados na Educação
“Uma história jogada no lixo”. Foi a
frase postada nas redes sociais, por um dos alunos da UI Poeta Castro
Alves, conhecida popularmente como CAIC – Centro de Atenção Integral à
Criança, no município de Santa Helena. O desabafo retrata o caos que
toma conta da unidade escolar, que foi literalmente abandonada pelo
Governo do Estado, ainda na gestão da ex-governadora Roseana Sarney.
Na
cidade, existem comentários de que o abandono do CAIC aconteceu por
motivação política, já que o atual prefeito, Lobato Weba (PPS), não fez
parte do grupo de prefeitos alinhados, politicamente, à ex-governadora
Roseana Sarney.
Chama a atenção da população de Santa
Helena, o fato da ex-prefeita do município, Helena Pavão, que durante
dois mandatos foi aliada política da ex-governadora Roseana, ter deixado
que as estruturas do CAIC viessem a ser desgastadas e destruídas sem
solicitar nada ao governo do qual era aliado.
Quando foi inaugurado em Santa Helena, o
CAIC simbolizava o sonho de muitos jovens que não viam a hora de
ingressar na instituição. Hoje, entretanto, o cenário e os sentimentos
dos alunos que ali tentam estudar é completamente diferente. A escola se
encontra abandonada, esquecida, cercada de lixo por todos os lados,
depredada, deixando profundamente revoltados os moradores do bairro
Morada Nova.
SOBRE O CAIC
Em 1991,
durante a gestão do presidente Fernando Collor de Mello, o Ministério da
Educação criou um novo modelo com a construção do Centro de Atenção
Integral à Criança, o Caic.
O programa
completa 25 anos em outubro e não passa nem perto do que era à época.
As consultas médicas se foram, assim como as aulas regulares de educação
física e as oficinas artísticas. Com duas torres e um ginásio em
formato triangular ao lado, os pavilhões de arquitetura inconfundível.
No Brasil
inteiro os CAICs não funcionam mais como na implantação do programa, o
atendimento nas áreas de artes, esportes e saúde no período inverso ao
das aulas quase não existe mais.
A demanda foi aumentando e o número de colégios construídos não acompanhou esse crescimento.
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