quinta-feira, 4 de abril de 2013
PF realiza operação e prende madereiros e empresários em Carutapera
O grupo foi autuado pela devastação, na reserva biológica, de área equivalente a 2600 campos de futebol.
A Polícia Federal deflagrou, na madrugada de hoje (03) , a Operação Dríade que teve por objetivo esclarecer a atuação de grupos empresariais que realizavam extração ilegal de madeira na região da Reserva Biológica do Gurupi, localizada no Município de Carutapera, oeste do estado do Maranhão.O blog anunciou na semana passada sobre o desembarque de mais de 50 agentes federais no Aeroporto de São Luis. Fora isto mais chumbo grosso vem por aí.
A madeira, retirada ilegalmente da reserva ecológica, era levada para áreas em que o grupo possuía autorização para corte e manuseio. Guias de transporte e outros documentos expedidos pelas autoridades ambientais eram utilizados para “esquentar” a origem da madeira, que depois seguia para o exterior.
Noventa policias dão cumprimento a 29 mandados de busca e apreensão nas cidades de Paragominas, Dom Eliseu, Tomé-Açu e Pacajá, todas localizadas no estado do Pará.
Em uma única fiscalização ambiental, o grupo foi autuado pela devastação, na reserva biológica, de área equivalente a 2600 campos de futebol. Nessa ocasião, foi lavrado auto de infração no valor de R$ 30,96 milhões. Até o momento, as investigações apontam danos da ordem de cerca de R$ 50 milhões.
A operação conta com apoio de equipe do IBAMA e objetiva colher mais informações sobre a participação de cada uma das pessoas físicas e jurídicas envolvidas.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário